Alívio de dores e tensões? Conheça os tipos de terapias holísticas mais indicados. Confira

Terapias integrativas são opção para complementar tratamento de dores

0
1384
tipos de terapias holísticas
Fonte da imagem: Pixabay

Um dos maiores benefícios das terapias integrativas é o alívio de dores. Dessa forma vários tipos de terapias holísticas são bastante úteis e até muito recomendados como forma de tratamento complementar para uma infinidade de algias no corpo.

De fato, existem diversos tipos de terapias holísticas que estão alcançando credibilidade por promover conforto e bem estar, além do mais podem ser ofertadas pelo SUS (sistema Único de Saúde) gratuitamente, ou seja, ampliando o acesso para a população em geral.

Além disso, essas terapias alternativas são largamente utilizadas igualmente para aliviar as tensões causadas pelo estresse.

Leia ainda:Descubra quais são os benefícios da Auriculoterapia na saúde

De que forma os tipos de terapias holísticas podem aliviar dores e tensões?

tipos de terapias holísticas dores
Tipos de terapias holísticas mais indicados para alívio de dores e tensões. Fonte da imagem: Pixabay

Sem sombra de dúvida, os diferentes tipos de terapias holísticas oferecem alívio das dores numa abordagem segura e visa ainda tratar o mal pela raiz, ou seja, buscar a causa do incômodo e restaurar a energia física, emocional e mental.

Para as terapias integrativas, as doenças e dores das quais os seres humanos padecem, tem sua origem em um desequilíbrio energético. Posteriormente, esse desarranjo será somatizado e manifestado na forma de algum sintoma e/ou patologia.

Leia ainda:Aromaterapia: conheça a técnica e descubra os benefícios da terapia

Certamente e de forma segura, a pessoa com dor, não deve deixar de procurar um tratamento médico tradicional e tomar medicamentos, se necessário. Contudo, apostar nas terapias alternativas para potencializar ou complementar os tratamentos médicos está valendo a pena.

Cada modalidade de terapia irá auxiliar de uma forma, conforme poderá ser visto adiante.

Acupuntura

Um dos tipos de terapias holísticas mais indicados para o alívio de dores e tensões é a Acupuntura. Com efeito, ela é amplamente procuradas pelas pessoas que sofrem de dores crônicas e complicadas, muitas vezes sem sucesso no tratamento convencional.

Aliás, a Acupuntura já é aplicada há muitos anos pelos orientais. Pois foram os chineses que deram início a sua utilização para tratar e prevenir doenças no ser humano.

Ela consiste na aplicação de agulhas finíssimas em pontos específicos do corpo. Dessa maneira, já na primeira sessão pode se notar o alívio de dores de coluna, fibromialgia, cólica e enxaqueca, e diversas outras patologias, além de aliviar o estresse.

Outros tipos de terapias holísticas

Reflexologia

Outra terapia integrativa que auxilia muito no alívio de dores é a Reflexologia. Segundo essa abordagem terapêutica, as mãos, os pés, as orelhas e o rosto tem uma conexão direta com os diferentes órgãos do corpo.

Sendo assim, ela intenciona efetuar o estímulo de alguns pontos essenciais e, desse modo, revigorar o corpo. Esse estímulo é feito por uma espécie de massagem no local. É útil no tratamento de todo tipo de dor.

Shiatsu

Um dos tipos de terapias holísticas mais antigos que existem é o Shiatsu. Ele é uma abordagem terapêutica milenar, que tem como objetivo promover a saúde por meio do toque.

Essa técnica consiste em pressionar, utilizando-se as mãos e os dedos, os pontos vitais do corpo, que recebem o nome de meridianos.

Leia ainda:Sabia que é possível fazer Reiki pelo SUS? Descubra mais sobre a técnica

O Shiatsu pode ser aplicado para aliviar as dores de cabeça, dores na coluna, tensões musculares, enfim, todo tipo de dor. Ademais, também pode ser empregado para amenizar outros problemas, como pneumonia, TPM, gripes e constipação intestinal.

Se você anda estressado, sentindo dores que nunca dão trégua, busque ajuda terapêutica. Afinal, o que seria da humanidade sem as descobertas científicas e esse leque de opções para promover saúde e bem estar?

Assim, aprofunde mais em conhecer as terapias disponíveis e escolha a mais adequada à sua demanda.

Gostou dessa matéria? Deixa seu comentário e sugestões.

Siga nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here