Nomofobia: medo de ficar sem celular tem tirado o sono dos jovens

O uso do celular é cada vez mais frequente no cotidiano das pessoas o que pode gerar a nomofobia

0
476
Nomofobia medo de ficar sem celular
Nomofobia. Foto: Envato.

O avanço da tecnologia nos últimos anos foi impressionante, hoje, vários equipamentos eletrônicos de antigamente cabem na palma da mão, através do celular. No entanto, junto com a modernidade, problemas psicológicos e emocionais vieram de carona. Assim, todo mundo conhece alguém que tem nomofobia, ou seja, tem medo de ficar sem celular.

Atualmente, o uso de novas tecnologias tem gerado graves problemas de saúde e estudos internacionais indicam que a nomofobia pode ser mais frequente em jovens. Portanto, saiba mais no SaúdeLab.

Nomofobia: estudo aponta problemas com universitários

Um estudo americano com mais de 300 estudantes universitários mostrou que quase 9 em 10 (89%) foram classificados como tendo nomofobia moderada a grave. O estudo foi conduzido pela Dra. Jennifer Peszka, Ph.D., professora de psicologia no Hendrix College em Conway, nos Estados Unidos.

Nesse levantamento foram avaliados se os estudantes vinham o impacto do uso de tecnologias nas duas horas antes de dormir, e levantaram a hipótese de que o “vício em celular” pode ter um papel nos problemas de sono.

Assim, os resultados desse estudo foram apresentados no Virtual SLEEP 2020, o 34º encontro anual das Associated Professional Sleep Societies, e ainda, trazem mais discussões sobre como o medo ficar sem celular (nomofobia) pode trazer consequências negativas para a vida das pessoas.

Nomofobia: medo de ficar sem celular

nomofobia ficar sem celular
Nomofobia tem tira o sono das pessoas. Foto – Pixabay

O termo nomofobia vem do inglês “no mobile phone phobia” e consiste numa série de sensações, nenhuma delas agradável, devido à repentina falta do celular. Aliás, essa ausência inesperada pode ser por vários motivos, como deixá-lo esquecido em qualquer lugar ou ficar sem sinal.

Desta forma, os sintomas mais comuns gerados pela nomofobia são os seguintes:

  • Palpitações;
  • Sensação de sufocamento;
  • Angústia;
  • Desespero;
  • Distúrbios de sono;
  • Verificar o telefone inúmeras vezes;
  • Relações interpessoais ruins;
  • Desatenção ao que está acontecendo ao seu redor;

Ficar sem celular e o uso descontrolado 

ficar sem celular nomofobia
Nomofobia parece afetar mais os jovens, porém todos estão susceptíveis. Foto – Pixabay

A tecnologia é importante e ajuda muito na precisão, estudos e pesquisas. Porém, ficar sem celular e o seu uso descontrolado traz desconforto e inúmeros fatores que podem prejudicar a vida de quem ‘não se desliga’.

Ademais, qualquer pessoa é suscetível à Nomofobia. Da mesma forma que jovens, adultos e funcionários de empresas que precisam estar conectados à internet, por se tratar de uma ferramenta de trabalho, também podem ser afetados.

Diante da nomofobia, as pessoas começam a se distanciar umas das outras a ponto de prejudicar a convivência interpessoal e familiar.

E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente se discute se o uso excessivo da internet e de aparelhos eletrônicos deve ser, por si só, foco de um novo transtorno de conduta, com uma representação clínica única, ou se a internet e as novas tecnologias são simplesmente um vetor para uma ampla gama de transtornos.

Leia tambémPlano de saúde para idosos; no Brasil apenas 24,9% dos brasileiros possuem

Padrões de comportamento

O uso do celular é permitido em quase todos os locais. Mas o fato de ser permitido não significa que seu uso indiscriminado não incomode os outros e nos prejudique.

Por isso, é importante seguir algumas diretrizes de comportamento com o seu celular:

  • À noite, antes de dormir deixe o celular em silencioso;
  • Evite fazer e receber chamadas após as 22h;
  • Não fique apenas olhando o celular enquanto está conversando com alguém. É desrespeitoso com quem está com você;
  • Nunca mexe no celular enquanto dirige um veículo;

E como é a sua relação com celular? Será que você tem nomofobia? Conhece alguém que tem nomofobia? Escreva nos comentários.

Leia também: Veja alimentos que controlam a ansiedade e melhoram o humor, especialistas indicam 06; confira

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter  Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here