Vigorexia: obsessão pelo corpo perfeito; entenda mais

Vigorexia é a obsessão em ter um corpo perfeito.

0
278
Vigorexia
Vigorexia: obsessão pelo corpo perfeito; entenda mais Foto - Pixabay

Hoje no SaúdeLab vamos falar sobre a obsessão em ter um corpo perfeito, conhecida como vigorexia. A preocupação com a imagem é uma das características mais visíveis da sociedade moderna, mas o excesso de exercícios físicos, uso de  anabolizantes e transtorno de autoimagem podem prejudicar a saúde do indivíduo.

Saiba os cuidados e como buscar o equilíbrio quando o assunto é exercício físico e autoimagem.

Leia ainda: É possível negociar dívidas Caixa com até 90% de desconto; saiba como funciona

O que é vigorexia?

Vigorexia
Vigorexia: obsessão pelo corpo perfeito; entenda mais Foto – Pixabay

A vigorexia é um transtorno mental não estritamente alimentar, também conhecido como complexo de Adônis. O DSM-V (Manual de Diagnósticos em Psiquiatria, também conhecido como bíblia da psiquiatria) classifica a dismorfia muscular  ̶  termo mais técnico para a vigorexia  ̶  como uma forma de transtorno obsessivo compulsivo.

Portanto, as pessoas que sofrem de vigorexia têm uma obsessão pela aparência física e este exagero de culto ao corpo se manifesta na prática excessiva do esporte, pois o seu principal objetivo é a obtenção desenfreada de massa muscular.

Dessa maneira, além da prática excêntrica de exercícios físicos, essa alteração dá origem há uma série de reações que ocorrem no organismo (nas quais estão envolvidos hormônios e neurotransmissores), que provocam um processo de dependência desse exercício físico.

Comportamentos associados ao transtorno

Observe a seguir as práticas que sinalizam a Vigorexia. São elas:

  • Exercício físico diário, em excesso e compulsivo;
  • Uso de esteroides anabolizantes;
  • Observação excessiva do corpo em frente ao espelho;
  • Abusar de suplementos alimentares e ingestão constante dos shakes de proteína;
  • Irritabilidade e explosões de raiva;
  • Depressão e manias;
  • Entrar em pânico se perder um treino;
  • Priorizar mais o treinamento do que a vida familiar e social.

Corpo perfeito existe?

Vigorexia
Vigorexia: obsessão pelo corpo perfeito; entenda mais Foto – Pixabay

É importante salientar que, historicamente,  o corpo perfeito não existe. Aliás, em cada período da humanidade os padrões se modificam. Assim, cada indivíduo possui características genéticas que marcarão seus limites no desenvolvimento de certas qualidades físicas por meio do esporte e da alimentação.

Por isso, é importante saber escolher a atividade esportiva que melhor se adapta às qualidades físicas e gostos de cada um, e tentar encontrar equilíbrio nesse esporte.

Em nenhum caso o esporte ou a dieta alimentar devem estar acima da vida pessoal, por mais importante que alimentação saudável e exercício físico possuem na qualidade de vida das pessoas.

Quando isso se torna mais forte do que o resto das atividades é necessário se preocupar, pois pode haver obsessão pelo corpo perfeito, e um deles é a vigorexia.

Leia também: Auxílio emergencial de 300 ou 600 reais? Congresso pode vetar valor menor

Vigorexia tem uma solução?

Se você acha que tem vigorexia ou conhece alguém que tem os sintomas, não se assuste. Esse transtorno tem solução, mas a ajuda de um profissional é fundamental.

Antes do diagnóstico de vigorexia, deve-se seguir tratamento com equipe médica multidisciplinar, que passa por terapia psicológica e, se necessário, para reeducação dos hábitos alimentares.

Portanto, o acompanhamento psicológico é de extrema importância para ajudar o indivíduo a reestabelecer sua qualidade de vida.

Leia mais: Colesterol alto? Conheça 3 alimentos que podem ajudar a diminuí-lo

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here