Peritos INSS retomarão perícias nesta segunda-feira? Entenda

0
273
peritos inss
Peritos INSS irão retornar às agências? Entenda se perícias serão retomadas. (Imagem: Diário do Nordeste)

O Ministério da Economia em conjunto com o Instituto Nacional do Seguro Social publicou na última sexta-feira (18) uma convocação imediata para que peritos INSS retomassem às atividades ocupando seus postos presenciais.

Segundo a publicação que ocorreu no Diário da União, as convocações dizem respeito a peritos lotados em 150 agências espalhadas pelo Brasil. Nelas já teria ocorrido a vistoria necessária para garantir a segurança dos servidores ao realizar atendimento em meio à pandemia.

Por outro lado, pode haver resistência por parte dos peritos em retornar aos postos de trabalho. Isso, pois, eles alegam que somente o farão após vistoriarem por si mesmos as agências. Assim, continue lendo para conferir se as perícias serão retomadas e qual a expectativa.

Também leia: Prova de vida INSS suspensa até final de setembro; veja como será a retomada

peritos INSS
Os peritos da Previdência Social foram convocados para retornar às agências nesta segunda-feira. (Imagem: R7)

Peritos do INSS são convocados para retornar aos serviços

O Edital de Convocação n. 1 de 18 de setembro de 2020 determina que os peritos previdenciários que prestam serviços em 150 agências do INSS retomem imediatamente os trabalhos.

Conforme a publicação, os peritos deverão se apresentar nesta segunda-feira nas agências. Contudo, somente são considerados intimados aqueles que prestam serviços nas unidades listadas no edital.

Outro ponto importante é que profissionais afastados dos serviços, ou que estejam autorizados a permanecer em trabalho remoto, devem desconsiderar a convocação.

A intimação dos peritos do INSS busca efetivar o retorno de algumas das atividades presenciais da Previdência. Segundo o instituto, as agências para as quais houve a convocação do retorno dos servidores seguem diretrizes e cuidados de higiene.

Atendimento presencial do INSS foi parcialmente restabelecido

Na última segunda-feira (14) algumas das agências da Previdência Social retomaram parcialmente os atendimentos presenciais. Isso ocorreu após 06 meses de fechamento das suas portas para o público.

Porém, alguns servidores como os peritos do INSS se negaram a retomar os serviços presenciais. Segundo eles, as agências não ofereciam condições de segurança e higiene necessárias nesse momento de pandemia.

Perícias serão retomadas?

Apenas parte dos serviços prestados pela Previdência Social está disponível ao público em formato presencial no momento. A suspensão da retomada das perícias deve terminar na próxima semana com o retorno dos peritos do INSS.

Segundo o Secretário Especial da Previdência do Ministério da Economia, Bruno Bianco, a reabertura do agendamento para perícias médicas já será realizada nesta segunda-feira (21).

Além disso, o secretário afirmou que serão promovidos descontos salariais para aqueles que não acatarem à convocação.

A dúvida, entretanto, quanto à efetiva retomada das perícias permanece no ar, pois a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) afirma que os servidores somente retornarão após realização, por eles mesmos, de inspeção nos locais de atendimento. Isso está previsto para ocorrer nesta semana, também.

Portanto, é necessário aguardar os próximos capítulos deste imbróglio para afirmar o efetivo retorno dos peritos do INSS para a realização das perícias ou não.

Continue lendo: O que é BPC do INSS? Veja se você tem direito a R$ 1.045 mensais

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here