Hoje é o Dia da Árvore: conheça sua importância para a saúde

21 de setembro é a data dedicada às plantas que reduzem barulho e cheiro ruim nas cidades

0
207
O dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro
O dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro (Imagem: Reprodução/Freepik)

Faltam dois dias para se iniciar a primavera e comemoramos hoje, 21 de setembro, o dia da árvore. Essa data surgiu para homenagear a importância de toda a fauna para nossa saúde, bem como pela proximidade do florescimento de muitos tipos de plantas. Assim, uma ótima forma de comemorar é mesmo plantando árvores.

No Brasil, temos como simbolismo o ipê-amarelo. Esta árvore é uma das mais cultivadas e conhecidas do país. Segundo informações dadas pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, não existe nenhuma parte das terras brasileiras que não tenha um exemplar dessa espécie. Assim, saiba mais, aqui no SaúdeLab, a importância do Dia da Árvore.

Leia mais: Rinite alérgica e estresse: entenda essa relação

Dia da árvore mostra a importância dessa espécie para a nossa saúde

A árvore traz vários benefícios para nossa saúde. Ela absorve CO2 (gás carbônico) e libera oxigênio, o que melhora a umidade e qualidade do ar. Além disso, absorve barulho e ruídos na cidade, como várias pesquisas já comprovaram.

Depois dos anos 60, quando as expansões urbanas aconteceram mais rapidamente, a umidade do ar caiu consideravelmente nas cidades, bem como as temperaturas subiram. Nos dias atuais, a umidade média gira em torno de 7% menos que nos anos 30. Entretanto, nas áreas que são arborizadas, a umidade e temperatura melhoraram, pois as árvores liberaram vapores d’água e capturaram gás carbônico.

Nas partes debaixo das folhas existem várias “bocas” que abrem pela manhã e fecham à tarde. Essas “bocas” capturam CO2, um benefício, borrifando vapores d’água para fora. Então, é como se isso fosse o efeito de um tipo de ar condicionado. Além do mais, a árvore como cobre uma determinada área, faz com que a temperatura abaixe.

Confira também: Proteção contra o Coronavírus: pesquisa feita na UFMG desenvolve produto eficiente por 24 horas

De acordo com estudos, doenças cardiovasculares e respiratórias são diretamente afetadas por conta da qualidade que o ar tem. Assim, sabe-se que a quantidade de árvores existentes no entorno em que o indivíduo vive afeta sua saúde. Dessa forma, diminui a pressão arterial, a frequência cardíaca, bem como outros indícios de stress.

Tanto por isso, é verdadeiramente importante dedicar uma data a essa planta tão relevante para o meio ambiente. O dia da árvore não é simplesmente mais uma comemoração, e sim, um lembrete do quanto a flora faz parte do nosso ciclo de vida.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here