Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado hoje (21/09); confira

Os esforços para a inclusão social, igualdade e o respeito são firmados nesta data

0
224
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado no dia 21 de setembro
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado no dia 21 de setembro (Imagem: Reprodução/Freepik)

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é marcado pela superação, assim como todos os outros dias na vida desses indivíduos. Quem possui qualquer forma de deficiência segue se esforçando e lutando por questões simples, tais como igualdade nas oportunidades, respeito quanto às diferenças, bem como à inclusão social.

Segundo informações da ONU, 80% dos indivíduos que possuem alguma deficiência residem em países emergentes ou em desenvolvimento, por exemplo, o Brasil. Entretanto, nenhuma estatística apresenta a quantidade de gente que sofre discriminação e preconceito, simplesmente por ser “diferente”.

Confira também: Proteção contra o Coronavírus: pesquisa feita na UFMG desenvolve produto eficiente por 24 horas

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência renega o preconceito principalmente contra crianças

Superação é a palavra de ordem
Superação é a palavra de ordem (Imagem: Reprodução/Freepik)

Para que a conscientização de toda a população acerca do assunto seja ampliada é preciso incentivar a discussão e o debate. Assim, se evitará o preconceito explicito e velado para com crianças que possuem deficiências. Divulgar informações minuciosas também é algo bem interessante.

Por muitas vezes, os indivíduos dão opiniões errôneas, pois não sabem a situação real do outro. Portanto, é de extrema importante evitar opinar sem conhecer toda a história. Isso porque, durante bastante tempo, as deficiências foram encaradas como tragédias pessoais, desvantagens naturais ou mesmo anormalidades.

Perceber as deficiências como uma forma de vida em particular, mas até mesmo como um elemento a mais da diversidade humana é uma maneira de encarar as coisas como um desafio. Ademais, as pessoas portadoras de deficiência têm direitos como todos os outros cidadãos.

Ter uma deficiência não quer dizer ser impotente
Ter uma deficiência não quer dizer ser impotente (Imagem: Reprodução/Freepik)

Dessa forma, a luta para se ter uma sociedade equitativa e mais justa com o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, não pode ser uma luta apenas de quem tem a deficiência, mas sim de todos nós. Os esforços devem vir do Estado e de toda a sociedade, pois só assim, evoluiremos no sentido do reconhecimento e acolhimento das diferenças, bem como do combate às desigualdades.

Leia mais: Rinite alérgica e estresse: entenda essa relação

É necessário que se entenda que as deficiências não estão nas pessoas, mas sim, na sociedade. Ainda hoje muitos não reconhecem nem acolhem as diferenças. Assim, isso cria barreiras, impedindo a plena participação dos indivíduos deficientes junto aos outros.

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência deixa este recado no dia 21 de setembro. Quem possui deficiências pode ter uma vida plena, bem como realizada. Nada impede que se vença os obstáculos nem transforme os empecilhos em superação. Para cada uma das deficiências que se tem, acontece a descoberta de uma habilidade capaz de suprir os desafios.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here