Melhores tênis para corrida: como escolher? Confira

0
265
melhores tênis para corrida masculino
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos ( imagem: reprodução internet)

A criação de uma cultura fitness e de cuidado com o próprio corpo tem levado cada vez mais pessoas à praticarem exercícios. Tendo isso em vista é importante que você esteja atento antes de iniciar atividades físicas, e conheça os melhores tênis para corrida e outras modalidades esportivas disponíveis no mercado.

A cada dia que passa, muitas academias surgem por aí oferecendo diversas opções para se exercitar, porém, corridas e caminhadas ao ar livre tem suas vantagens, e entre elas podemos dizer o quanto são práticas e sem custos financeiros. Assim, muitas pessoas tem optado por economizar, afinal os dias são bicudos.

Veja abaixo os modelos e marcas que se encaixam em seus pés  antes de dar aquela corridinha no parque.

corrida para iniciantes
Melhores tênis para corrida: como escolher? Confira (Imagem: pixels)

Quais os melhores tênis para corrida? Confira

A propósito, conhecer que tipo de pisada você tem também é um fator relevante e que interfere pontualmente na decisão final da sua escolha . Por isso separamos alguns dos melhores tênis para corrida, e a partir daí você irá saber definir qual deles é ideal para  atender suas necessidades.

Leia ainda: Como Correr Corretamente? Aprenda a Correr

Melhores tênis para correr

Confira abaixo uma seleção com os melhores tênis para correr e veja como você pode escolher vários entre muitos modelos.

Olympikus Dynamic

Vamos começar com a Olympikus. Apesar de ter inúmeras marcas à disposição dos consumidores e os mais jovens talvez não a conhecerem, ela continua a produzir tênis de qualidade para corredores.

O modelo Dynamic é uma prova clara e evidente disso, pois tem modelos masculinos e femininos. Ele também possui boas tecnologias para absorver o máximo de impacto possível ao longo de sua prática de corrida. E ainda foi idealizado com placas de gel super confortável e macia em toda a entressola, chamada de tecnologia Supporter.

O solado desse tênis Olympikus Dynamic possui borracha antiderrapante, o que promove maior aderência do tênis ao solo.

A tecnologia Gripper Plus, por sua vez, fornece maior tração ao corredor. Esse tênis está entre os melhores tênis de corrida porque traz uma sensação efetiva de equilíbrio. Em termos de custo-benefício, no entanto, não é dos mais baratos.

Fila Kenya Racer 3

Para quem não sabe, vale dizer que os maratonistas quenianos estão entre os melhores de todo o mundo. Por esse motivo, a Fila resolveu homenagear esses atletas e lançou o Kenya Racer, que já está em sua terceira edição.

Veja, portanto esse modelo da Fila é um dos melhores tênis para correr na rua. Assim, o tênis foi pensado para ser leve e, ao mesmo tempo, oferecer amortecimento de qualidade aos impactos dos pés contra os mais diversos tipos de solo.

Isso, certamente permite que o atleta desenvolva todo seu potencial e sua explosão de velocidade, o que é ideal tanto para corridas curtas quanto para longas. Além do que o solado é de borracha, o que fornece tração e aderência e a entressola de EVA garante estabilidade, equilíbrio e amortecimento.

Saiba também que os modelos, em média, pesam 176 gramas, mas isso varia de acordo com o número dos calçados e se o modelo é feminino ou masculino.

Mizuno Wave Legend 4

A Mizuno é assim como a Olympikus, uma ótima fabricante de tênis para corrida. Seu modelo Wave Legend 4 destaca-se pelo solado composto por borracha e por carbono, com a tecnologia conhecida por X10. Isso garante maior durabilidade, tornando-o perfeito para corredores iniciantes que precisam treinar diariamente.

Outros dois destaques do Wave Legend são as tecnologias SR Touch e a Mizuno Wave. Dessa maneira, a primeira é responsável por trazer mais leveza à prática desportiva, sem deixar de absorver os impactos decorrentes dela. E a segunda garante o amortecimento necessário para que seus pés não sofram ao longo das passadas. Eles têm a versão masculina e feminina e também pode ser usado para caminhadas, sejam elas na rua ou mesmo em esteiras elétricas.

Mizuno Wave Prime

No entanto, o Wave Prime é considerado um pouco superior ao Wave Legend, isso se você está à procura dos melhores tênis para corrida. Ele foi completamente desenvolvido para corredores em geral, sejam eles profissionais ou não.

Isso porque a Mizuno incorporou à esse modelo algumas das tecnologias mais avançadas em termos de amortecimento. Você tem, por exemplo, a Dynamotion Fit, que oferece maior estabilidade e equilíbrio.

O Wave Prime ainda tem o sistema Intercool de ventilação, e seu cabedal é feito de tecidos com tramas mais abertas. Essa tecnologia propõe maior ventilação, o que gera menos calor em seus pés. As palmilhas tem características antimicrobianas, o que evita a formação de alguns problemas típicos de quem corre com regularidade.

New Balance Vazee Pace V2

new balance vazee pace 2
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos (imagem: reprodução internet)

A New Balance apresenta alguns dos melhores tênis para corrida do mundo. Um dos grandes diferenciais do Vazee Pace V2, além da qualidade inquestionável oferecida por sua fabricante, é o material do qual é feito. Tanto a entressola quanto o cabedal têm como base a tecnologia Rev Lite, que é superior ao EVA. Dessa forma, há maior conforto, o que sem dúvida interfere no desempenho do corredor.

Esse modelo possui ainda uma geometria inteligente, que proporciona ao corredor atingir seu máximo potencial com eficiência e rapidez. O solado é feito em borracha, como a maioria dos demais modelos de nossa lista, o que é garantia de boa aderência ao solo e de boa tração.

Reebok Canton Runner Feminino

reebok canton runner feminino
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos (imagem: reprodução da internet)

Se está à procura dos melhores tênis para corrida de longa distância, talvez o Reebok Canton Runner seja o ideal para você. Ele foi projetado para oferecer o maior conforto possível aos seus pés durante a prática desportiva.

O Canton Runner está entre os melhores tênis para corrida desta lista. O material conhecido como Jacquard garante leveza a cada passada dada, o que acaba influenciando diretamente em seu desempenho geral.

Outra vantagem interessante desse modelo é sua palmilha removível ortopédica, com tecnologia antimicrobiana. É ideal para quem usa com muita frequência o mesmo calçado, prevenindo a ocorrência de maus odores no tênis.

Tênis para correr que custam mais

Nike Flex RN 2018

nike flex rn
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos (imagem: reprodução da internet)

 

A Nike está entre as mais famosas e desejadas marcas de materiais esportivos do mundo todo. Sua excelência é comprovada também nos melhores tênis para corridas, principalmente com um de seus mais recentes lançamentos, o Nike Flex RN 2018.

Dentre todos os modelos da Nike que você verá nesta lista, ele é o mais simples. É ideal para quem está entrando agora no mundo das corridas, sejam elas na rua ou em esteiras elétricas. Por isso, oferece conforto e flexibilidade para quem deseja percorrer distâncias curtas, sem impacto muito prolongado.

O Flex RN 2018 oferece tecnologia de amortecimento de qualidade, como a maioria dos tênis Nike para corrida. O material é Mesh, a fim de ventilar melhor seus pés. O solado em borracha garante a adesão e a tração.

Asics Cumulus 19

asics gel cumulus
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos (imagem: reprodução da internet)

É impossível falarmos em tênis de corrida sem mencionar a Asics. Pois essa fabricante é uma das mais conhecidas, lembradas e amadas pelos corredores de ocasião e pelos profissionais. A linha Cumulus, uma das mais populares pelo custo-benefício oferecido, se destaca pelo amortecimento em gel.

E a malha têxtil da geração 19 proporciona uma flexibilidade ainda maior em relação à versão anterior. Ele é feito com Mesh, sem pontos de costura e com tramas mais abertas. E há maior circulação de ar, menor atrito e uma garantida sensação de conforto durante a corrida.

Portanto, o Cumulus 19 ainda é considerado um tênis ideal para pisada neutra e para corridas leves e longas. Porém, mesmo que apresente gel amortecedor dianteiro e traseiro, não é muito recomendado para atividades de alto impacto.

Saiba dessa maneira, que há uma resposta maior e efetiva em suas passadas, proporcionada pela tecnologia Impact Guidance System. Ela ajuda seus pés a realizarem seu movimento natural, permitindo que o impacto da corrida se distribua por toda a sola, sem prejuízo em sua performance.

Outro fator de destaque vai para a palmilha, vez que é especial, antimicrobiana, e com tecnologia de maior eficiência na absorção do suor dos pés. O solado também é especial em borracha chamada de AHAR, o que propicia durabilidade maior aos tênis.

Nike Lunarconverge 2

 

nike lunarconverge 2
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos (imagem: reprodução internet)

Se sua pisada é do tipo pronada, o Nike Lunarconverge 2 é um modelo super recomendado. Esse é um tênis que apresenta uma qualidade excelente, cujo material se destaca pelas tecnologias próprias desenvolvidas pela gigante Nike.

O Mesh, previamente mencionado em outros modelos, foi estendido a todo o calçado. Isso fornece maior resistência ao tênis como um todo. Soma-se a isso a tecnologia FlyWire, que são fios de alta resistência cuja função é garantir que o Lunarglide 9 se ajuste perfeitamente aos pés e dê maior sustentação na hora de correr.

Mas ainda, entretanto, não dá para deixar de mencionar a entressola, que é feita em espuma Lunarlon, exclusiva da Nike e desenvolvida para dar maior conforto. E não se esqueça que os modelos da Nike são ótimos porque também eles interagem com diversas pulseiras inteligentes.

Nike Air Max Sequent 4 Feminino

nike air max sequent 4 feminino
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos (imagem: reprodução da internet)

Deseja um tênis com pisada neutra e focado em amortecimento? Dê uma chance ao Nike Air Max Sequent 4. Essa quarta geração do Air Max Sequent promete ainda mais conforto a todos os que participam de competições ou atividades de grande impacto.

O material do tênis é Mesh, com construção feita em Knit sem costuras. Há maior entrada de ar e menos acúmulo de calor enquanto você corre. A espuma do Sequent 4 é conhecida como Phylon, com o acréscimo da já mencionada tecnologia de amortecimento Air Max.

Esse tênis é ótimo tanto para caminhadas quanto para corridas de longa distância. Ele possui uma bolsa de ar quente interna, que aumenta ainda mais a absorção de impacto, o que reduz os danos aos seus pés. Há também ranhuras articuladas no antepé, fornecendo uma amplitude maior às passadas.

Asics Gel Nimbus 20

 

asics gel nimbus 20
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos (imagem: reprodução internet)

Um dos mais recentes lançamentos da Asics é o seu Gel Nimbus 20. Indicado para pisadas neutras, é recomendado para caminhadas, treinos moderados e para atividades do dia a dia. Mas normalmente seus calçados não são ideais para corridas longas como maratonas.

O material usado é o Mesh, a já conhecida malha em poliéster com tramas abertas. Há ventilação, flexibilidade e garantia de leveza durante o uso. Há ainda a tecnologia Fluid Fit, que, como sugere o nome, permite um encaixe perfeito em todos os tipos de pés.

A entressola é feita com fibras orgânicas e com a típica tecnologia em gel da Asics, que absorve de modo eficiente todo e qualquer impacto. A palmilha é flexível, anatômica e removível, o que facilita a higienização do produto. O solado, por sua vez, é em borracha AHAR, composto por uma fórmula especial que garante maior durabilidade.

Adidas Energy Boost

adidas energy boost
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos ( imagem: reprodução internet)

 

A Adidas é outra empresa do ramo de materiais esportivos que tem modelos entre os melhores tênis de corrida e também desenvolveu tecnologias próprias, exclusivas de seus tênis. E a terceira geração do Energy Boost deixou ainda melhores as features do modelo anterior.

Assim, a proposta do Energy Boost é absorver todo impacto e devolver em energia para que você mantenha o ritmo por mais tempo. Isso faz com que esse modelo seja ideal para corredores de todos os tipos, tanto os que preferem corridas de curta de distância quanto os que preferem corridas de longa distância.

Outros pontos de destaque são o cabedal TechFit elástico, próprio dos tênis da empresa que fornece conforto e maior ajuste dos tênis ao mesmo tempo que permite maior segurança na prática esportiva; E o  solado de borracha, com tecnologia StretchWeb que ainda faz com que seus pés se adaptem a praticamente todos os tipos de terreno, isso também dá ótima qualidade em termos de passadas e permite que o impacto se distribua uniformemente.

Nike Air Zoom Pegasus 35

NIKE AIR ZOOM PEGASUS 35 FEMININO
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos ( imagem: reprodução internet)

Um dos mais poderosos tênis para corrida da Nike é o Pegasus 35. É ideal para todos os tipos de corredores. Aliás, um dos diferenciais desse modelo é que foi otimizado para mulheres, uma vez que a Nike dedicou-se a criar uma versão anatomicamente pensada para o público feminino.

Todavia tanto os modelos masculinos quanto os femininos possuem tecnologia de amortecimento Zoom Air, com uma espuma macia e suave por toda a extensão dos tênis. E independente da sua pisada, você terá conforto garantido dos dedos ao calcanhar.

Outros detalhes, acompanhe.

O Zoom Air ainda lhe propicia sentir uma maior responsividade e leveza durante as corridas. Assim como o Adidas Energy Boost 3, todo impacto gerado é armazenado para dar maior intensidade na passada seguinte. O modelo feminino, em especial, teve o Zoom Air envolto em espuma Cushlon Premium, para otimizar o conforto.

Merecem destaque também o cabedal de Mesh, as palmilhas que se moldam ao pé de cada pessoa e o colarinho atrás dos tênis. Ele envolve o tendão de Aquiles, dando maior estabilidade e suporte e essa parte dos pés.

Mizuno Wave Creation 19

mizuno wave creation 19
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos ( imagem: reprodução internet)

A décima nova edição do Wave Creation chega com tudo, prometendo conforto, amortecimento e leveza inigualáveis. É um produto que se adapta aos pés e ao estilo dos corredores. Isso é essencial para quem busca libertar o potencial máximo durante as corridas.

Assim como os modelos concorrentes, o Mizuno Wave Creation 19 tem cabedal em Mesh e tramas abertas, para permitir maior ventilação em seus pés durante a prática da corrida ou da caminhada. Cabe salientar a presença das palmilhas antimicrobianas, que inibem a formação de maus odores.

Mas vale ressaltar, que assim como outros modelos de tênis da Mizuno, ele também tem placa de absorção de impactos, a Wave. O solado é composto por borracha carbonada X10, que dá o máximo possível de aderência ao solo.

Adidas Falcon Feminino

 

adidas falcon feminino
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos ( imagem: reprodução internet)

Este modelo foi desenvolvido para ser um dos melhores tênis para corrida feminino, senão o melhor. Tanto é que o adidas Falcon é específico e exclusivo para mulheres, não havendo um modelo para os homens.

Ele foi criado a partir de tecnologia de captura de movimentos, pensando nas necessidades das corredoras. Um destaque é o cabedal elástico que vai se adaptando ao longo da corrida ao formato de seus pés, por isso pode ser usado em pistas profissionais, na rua ou em esteiras de academia.

Assim, observe que ele foi moldado para suportar maratonas e demais práticas de maior duração. Uma dos responsáveis por isso é o sistema de amortecimento. Quanto mais energia você gera, mais energia tem nos pés para continuar correndo.

Mizuno Wave Prophecy 7

mizuno wave prophecy
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos ( imagem: reprodução internet)

Possivelmente você achou que a lista dos melhores tênis para corrida terminaria com um exemplar da Nike ou da Adidas. Apesar de serem ótimas fabricantes do ramo, quem leva a melhor hoje é a Mizuno, com o sétimo modelo da família Prophecy. Isso tanto é verdade que o Prophecy 7 é eleito um dos melhores tênis para corrida masculino.

Inicialmente, destaca-se que esse tênis é perfeito para corridas de longa duração e os Maratonistas, portanto, podem se beneficiar e muito da alta tecnologia empregada no modelo; Um dos pontos que corroboram à essa afirmação é a presença da Placa Infinity Wave, pois ela vai do calcanhar ao meio do pé, com um design em cavidades que absorvem e distribuem o impacto de maneira uniforme.

O solado é emborrachado, o que propicia aderência ao solo e a entressola em EVA 36% mais leve. Assim, você também não precisa se preocupar com com dores nas solas dos pés ou com quaisquer desconfortos. Mas é preciso dizer sobre o preço, que é bem mais elevado.

 Como escolher modelo ideal de tênis para correr

melhores tênis para corrida feminino
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos ( imagem: Unsplash)

Como você pôde notar, há uma grande variedade de modelos de calçados voltados a esse tipo de prática esportiva.

Os melhores tênis para corrida, contudo, nem sempre estão entre os mais caros ou mesmo entre as marcas mais badaladas do mercado. Afinal, é preciso conhecer a estrutura dos seus pés, por exemplo, e independente de ser atleta ou corredor de fim de semana, vá ao médico. Certamente, saber se sua pisada é supinada, pronada ou neutra irá ajudá-la a escolher um tênis que seja confortável.

Nesse sentido, veja também se é necessário uma palmilha ortopédica e ainda, informe-se se é preciso, no seu caso, um tipo especial de amortecimento ou não. Pois é fato, uma escolha errada pode levar a contusões graves durante corridas e mesmo caminhadas.

Profissional ou amador: como escolher os melhores tênis para corrida

como escolher os melhores tênis para corrida
Melhores Tênis Para Corrida: Como escolher Melhores Modelos (imagem: Pixabay)

A escolha do tênis de corrida ideal passa por alguns fatores muito importantes que, infelizmente, nem todo mundo dá atenção. E nesse sentido, normalmente muitas pessoas olham primeiro para a parte estética do calçado, ou seja: se é bonito, se as cores combinam com as roupas que usa normalmente para correr.

Mas, há ainda, quem dê preferência a uma marca específica, seja por questão de gosto ou mesmo porque está entre as mais vendidas. Seja você um corredor profissional ou um daqueles que pratica a atividade como hobby, é importante saber que tipo de modelo está adquirindo.

É preciso se informar sobre o tipo de palmilha, sobre como o calçado reage ao impacto com o solo, se ele é feito para competições ou para treinos. Todos esses fatores são importantes para evitar problemas, principalmente na coluna.

Você também pode ir a um ortopedista para saber que tipo de tênis deve usar para correr. Há lojas que ainda fazem teste de sola e solado, onde tiram moldes do seu pé e encontram um tênis sob medida.

 

Aproveite e leia ainda: Tudo Sobre a Corrida Para Iniciantes: Aprenda a Correr Já

 

Siga nossas redes sociai: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here