Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa? Saiba o que fazer

Algumas empresas podem não ter enviado algumas informações para os banco de dados

0
194
Professional business people working together in the office, they are wearing protective face masks, coronavirus covid-19 prevention concept

A aprovação da inclusão automática e inicialmente obrigatória no Cadastro Positivo do SPC e Serasa, tem como intuito estimular um número maior de pessoas à sua adesão. Com efeito, espera-se também que isso estimule e facilite a concessão de crédito no mercado.

Entretanto, como proceder quando estiverem faltando informações financeiras no Cadastro Positivo dos birôs de crédito? Confira adiante.

Leia ainda:Nome limpo no SPC/Serasa sem pagar a dívida? Proteja-se contra os golpes

Dados de consumidores ainda podem estar faltando no Cadastro Positivo do SPC e Serasa

Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa
Dados não aparecem no Cadastro Positivo do SPC e Serasa

O Cadastro Positivo no SPC e Serasa teria que, em tese, começar a vigorar desde o dia 09 de julho. Entretanto, para que isso efetivamente ocorresse, o atual presidente da República deveria efetuar a regulamentação por meio de decreto presidencial (fato esse ocorrido dia 24 de julho).

Além disso, havia a dependência de regulamentação por parte do Banco Central, o que aconteceu em 29 de julho.

Leia ainda:O que é auxílio residual e a quem ele se destina? Entenda agora mesmo

Sendo assim, seria somente após todos esses trâmites que os responsáveis pelos bancos de dados passariam a fazer seus registros no BACEN (Banco Central).

Levando em consideração toda essa burocracia, faz relativamente pouco tempo, portanto, que o Cadastro Positivo efetivamente entrou em vigor.

No entanto, apesar de já estar em funcionamento, consumidores ainda podem dados faltantes no Cadastro Positivo.

Afinal, como proceder se estiverem faltando informações no Cadastro Positivo?

Progressivamente, dados como conta de água, luz, telefone, cartão de crédito, entre outros, naturalmente, deveriam ser incluídos no Cadastro Positivo. Entretanto, algumas empresas ainda não enviaram informações ou todas as informações relativas aos clientes.

Dessa forma, é interessante que o próprio consumidor confira a situação do seu Cadastro. Para isso, basta acessar o site do Boa Vista (SCPC), do Serasa Consumidor, do SPC ou mesmo do Quod, para averiguar a existência ou não de todas as informações pertinentes.

Em caso de falta de dados, é necessário conversar diretamente com cada uma das empresas, para que elas forneçam mensalmente os dados para os órgãos de proteção ao crédito.

Colocando o Cadastro Positivo em dia

É fundamental que o consumidor interessado busque ser mais proativo e preze pela segurança e confiabilidade do seu Cadastro Positivo no SPC e Serasa.

Isso significa manter os dados sempre atualizados, pois além de garantir a confiabilidade e segurança dele, pode influenciar no score de crédito.

Leia mais:Resgate Planejado Nubank é nova opção para guardar dinheiro

É importante também lembrar que o Cadastro Positivo influencia o score de crédito. Em outras palavras, ele pode ajudar a aumentar a pontuação e, dependendo do perfil do consumidor, pode até mesmo reduzir alguns pontos.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here