Calendário de vacinação para cães: conheça as principais datas

Vacinar o seu cão é uma das medidas mais importantes para prevenir as doenças infecciosas

0
258
Calendário de vacinaçã
Calendário de vacinação pet: conheça as principais datas Foto - Divulgação

A vacinação do animal de estimação é fundamental para a sua saúde, por isso é importante cumprir o calendário de vacinação estabelecido. Não há um calendário oficial, mas há indicações de quais vacinas precisam ser obrigatoriamente aplicadas nos bichinhos, principalmente nos primeiros meses de vida. Acompanhe mais sobre o calendário de vacinação pet no SaúdeLab.

Leia ainda: Sequestro de pets de estimação aumentou no últimos meses; entenda

Calendário de vacinação

Calendário de vacinação
Calendário de vacinação pet: conheça as principais datas Foto – Pixabay

O esquema de vacinação é totalmente diferente em cães e gatos. A primeira vacinação em cães deve ser entre 6 e 12 semanas, e em gatos a partir das 9 semanas de vida.

Existem muitos planos de vacinação possíveis para o pet, os laboratórios propõem o seu plano, os criadores propõem o deles, mas é importante saber que o único realmente habilitado para ter e fazer a vacinação correta é o seu veterinário.

Ele conhece a incidência de cada doença na sua área, podendo assim coordenar um plano de imunização perfeito.

Algumas doenças ocorrem com mais frequência no verão e outras no inverno. Isso faz com que você modifique um plano de vacinação, dependendo da época do ano em que o filhote nasce.

Calendário de vacinação pet
Calendário de vacinação pet: conheça as principais datas – Foto Tudo sobre Cachorro

As vacinas que devem constar obrigatoriamente no calendário de vacinação do seu cachorro são as vacinas múltiplas ou polivalentes, v8 e v10, e a vacina antirrábica.

Leia ainda: FGTS nascidos em dezembro será depositado hoje no Caixa Tem; Confira

Contra o que as vacinas para cães protegem?

As vacinas obrigatórias para cães protegem contra doenças como o vírus da cinomose, parvovírus, raiva, entre outras.

As vacinas mais comuns são trivalentes, quadrivalentes ou polivalentes. A  vacina trivalente  geralmente contém as vacinas contra cinomose canina, hepatite infecciosa canina e leptospirose.

A quadrivalente contém o mesmo que a vacina trivalente e a vacina contra o parvovírus  canino é adicionada. E polivalente mais básica, além de transportar o que as anteriores contêm, também tem a vacina contra a  tosse do canil e contra o coronavírus canino.

Doenças comuns

Abaixo listamos as doenças mais comuns nos pets:

Parvovirose: Esta doença também é conhecida como gastroenterite hemorrágica e é transmitida por um vírus semelhante ao que a produz no homem, embora não seja contagiosa entre os dois. Vômitos e diarreia são os principais sintomas desta doença.

Raiva: É contagioso para o homem e as consequências são terríveis. A vacina é obrigatória em cães e essencial para todos os gatos que circulam livremente e estão em contato com outros animais. Pode ser aplicado a qualquer momento, a partir dos três meses de idade.

Consiste em duas doses a serem injetadas com diferença de quinze dias a um mês. Uma injeção de reforço deve ser administrada todos os anos.

Cinomose: É uma espécie de constipação de que costumam sofrer os cachorros, que pode ser fatal ou deixar sequelas neurológicas graves

Por que tenho que vacinar meu cachorro?

  • Vacinar o seu cão é uma das medidas mais importantes para prevenir as doenças infecciosas de maior risco;
  • A vacinação proporciona um benefício importante não só para o seu cão, mas também para o restante da população, reduzindo a presença dessas doenças;
  • Os filhotes são protegidos pelo leite materno por até várias semanas após o desmame, quando sua saúde se torna vulnerável a doenças infecciosas;
  • A primeira vacina será administrada assim que seu cão for desmamado, desparasitado e com boa saúde, para obter a melhor resposta imunológica;
  • Para que a eficácia dessas vacinas seja mantida ao longo da vida de seu cão, é necessário repetir sua administração de acordo com as diretrizes recomendadas;

E vocês? Estão em dia com as vacinas nos pets? Deixe seu comentário sobre o texto.

Gostou da matéria? Compartilha, comente e siga nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here