Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Uma erupção que acaba se transformando em bolsa de pus e que pode ser um sério problema

0
112
como curar furúnculo rápido
Como curar furúnculo rápido. Foto: Envato

Não há como se confundir. Todos nós somos capazes de reconhecer a forma dos furúnculos. No início eles são somente erupções vermelhas e doloridas que se instalam sobre a pele, que posteriormente se transformam em pequenas bolsas com pus. O fato de ficar dolorido e incomodar bastante faz muita gente questionar: como curar furúnculo rápido? Afinal, quem não quer se livrar desse mal o quanto antes?

Diferente da espinha comum, os furúnculos são mais profundos e causam mais dores, uma vez que são também conhecidos como abscessos de pele. Embora sejam tratados como infecções comuns, poucos indivíduos procuram atendimento médico para tratamento do problema.

Leia mais: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado hoje (21/09); confira

Como o furúnculo varia bastante de tamanho, acometendo todas as áreas do corpo, é necessário que se tenha uma atenção especial. Principalmente porque ele surge com maior frequência nas regiões onde se tem uma combinação com suor, pelo, bem como fricção. Acompanhe a matéria abaixo para entender melhor sobre esse tipo de abscesso e como trata-lo de forma eficiência e rápida.

Qual a verdadeira causa do furúnculo?

Os furúnculos são geralmente causados pela bactéria chamada Staphylococcus aureus, que é um tipo bem comum. Ela é encontrada dentro da cavidade do nariz, bem como na superfície da pele. Contudo, esse problema também pode ter origem em um fungo ou outras bactérias que crescem nos locais que são acometidos não só por feridas, mas também por picadas de insetos, uma vez que facilita a entrada desses agentes.

Dependendo da gravidade do problema é necessário uma intervenção médica
Dependendo da gravidade do problema é necessário uma intervenção médica (Imagem: Reprodução/SporTV)

Esse tipo de abscesso pode ocorrer nos folículos capilares em todas as partes do corpo, ocorrendo um ou mais furúnculos de uma só vez. As lesões surgem, em especial, nos locais mais expostos à umidade, atritos, assim como pressão. Mas também, quando há o consumo de substâncias gordurosas facilitadoras da obstrução de folículos pilosos.

Confira também: Hoje é o Dia da Árvore: conheça sua importância para a saúde

Quanto tempo pode durar esse tipo de abscesso?

A infecção cutânea formada pelo nódulo avermelhado, doloroso, quente e endurecido, tem uma ponta amarelada, uma vez que indica a presença do pus. O tamanho varia conforma a profundidade infectada dos tecidos.

Em geral, o período em que há a incubação ocorre entre quatro até dez dias, sendo que pode haver desenvolvimento em até 3 semanas. Depois do pus ser drenado, a cicatrização chega a demorar cerca de uma semana.

Como curar furúnculo rápido?

Como curar furúnculo rápido com ações simples
Como curar furúnculo rápido com ações simples (Imagem: Reprodução/Babycenter)

Para ter como curar o furúnculo rápido é possível adotar algumas ações simples, tais como:

  • Fazer uso do sabonete antisséptico – O banho diário deve ser tomado com um sabonete antisséptico. Ele auxilia no tratamento da infecção, bem como evita que a bactéria se multiplique causando mais furúnculos;
  • Usar compressas mornas – A compressa morna ajuda no alívio das dores e retirada do pus. Mas, mesmo depois que o pus passa a vasar sozinho, a recomendação é o uso contínuo desse tipo de compressa para que a região fique bem limpa. Compressas com o óleo essencial com semente de feno-grego e com olíbano são também boas opções, pois contêm propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e antissépticas;
  • Colocar pomadas específicas no furúnculo – Pomadas que contenham antibiótico, tal como Nebacetin, contribuem para que o pus saia mais rápido, além de aliviar a dor e vermelhidão.

Assim, mesmo com essas ações, é importante tomar alguns cuidados como não estourar ou espremer o abscesso. Isso porque a infecção acaba piorando e se alastrando para outros lugares da pele. Para saber como curar furúnculo rápido, não toque o local com mãos sujas, não compartilhe roupas, toalhas e lençóis. Quanto menos contato, menos risco. Se caso o problema persistir, não deixe de buscar por ajuda médica.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here