Precisa de vitamina D? Saiba como usar o sol a seu favor

Saiba mais sobre a importância da vitamina D para saúde

0
178
vitamina D
Produzindo vitamina D ao Sol | Reprodução: Rawpixel

A vitamina D é uma das mais necessárias para o organismo, pois ela participa de vários processos hormonais e ainda é considerada fundamental para os ossos e o sistema imunológico. Aliás, uma das melhores formas de obter vitamina D é através do sol, pois os raios solares ativam o metabolismo da vitamina no corpo, sendo a melhor maneira de obter a famosa vitamina D.

Leia aqui: Posso passar inhame na pele? Entenda aqui

Como funciona a absorção de vitamina D em nosso organismo?

O nosso corpo precisa do sol para metabolizar a vitamina D, ou seja, no momento em que os raios solares penetram em nossa pele, são desencadeadas inúmeras reações, que induzem a produção dessa vitamina.

vitamina D
Produção de vitamina D ao entardecer | Reprodução: Rawpixel

Assim, promove também a absorção do cálcio e do fósforo por parte do intestino, o que auxilia no fortalecimento dos ossos e funcionamento neuromuscular. E, de acordo com estudos preliminares, contribui para a prevenção da Diabetes Tipo 1, doenças inflamatórias intestinais, doenças cardiovasculares, osteoporose, e um estudo mais recente mostrou que a vitamina D ajudou na recuperação após Covid-19.

Onde obter vitamina D?

A vitamina D pode ser obtida de diversas formas; seja nos alimentos que são derivados do leite (queijo, iogurtes, vitaminas) ou alimentos de origem animal (salmão, atum, sardinha), além de alguns vegetais.

Mas observe que a ingestão de alimentos nem sempre é suficiente para repor a quantidade de vitaminas necessárias para o funcionamento do corpo. Em alguns casos, a suplementação pode ser a solução para corrigi-la no organismo.

Qual o tempo adequado de exposição ao Sol para produzir vitamina D?

Essa pergunta não tem uma resposta exata, pois inúmeros fatores podem deixar essa “equação” mais complexa, são eles: idade, peso e estado de saúde.

Até mesmo a região onde se vive entra nesse bojo. Assim, o tempo de exposição deve ser avaliado em cada caso. Mas de uma forma generalista, para adultos saudáveis, a exposição ao sol para conseguir produzir a vitamina é de 15 a 20 minutos, por pelo menos, 03 vezes na semana e sem o uso de protetor solar ou qualquer item que possa impedir o contato do sol na pele.

No entanto, existe uma particularidade sobre tom da pele. As pessoas negras necessitam de um tempo maior de exposição ao sol, de 30 minutos a 60 minutos, por causa da quantidade de melanina presente na pele.

vitamina D
Sol da manhã em casa | Reprodução: Rawpixel

Como isso acontece?

Isso acontece por que quanto o maior a quantidade de melanina presente, maior será a dificuldade da pele em realizar a absorção da vitamina D. A dermatologista Juliana Toma, afirma que as peles escuras têm uma necessidade maior de reposição de vitamina D, já que a sua absorção é até 06 vezes menor do que as peles com tons mais claros.

Tomar sol apenas uma vez por semana, mas por um período prolongado, faz o mesmo efeito?

As pessoas acreditam que a produção de vitamina D pode ser estimulada com exposição por períodos prolongados, ao invés de pequenas doses nos horários em que o sol está mais fraco, como no início da manhã e no final da tarde. No entanto, mesmo com a intenção de ‘colocar a Vitamina D em dia’, essa exposição prolongada não é uma prática recomendada.

Afinal, ficar muito tempo exposto ao sol sem nenhum tipo de proteção, está se bronzeando a pele mais rápido, o que faz a absorção da vitamina D ser ainda mais lenta. E mais, ela pode trazer diversos riscos para a saúde e danos à pele, como queimaduras e até mesmo câncer, por exemplo.

Veja também: Saúde do melhor amigo: veja o guia da alimentação saudável para pets

Gostou das dicas e quer aprender como fazer cosméticos naturais? Então acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here