Qual score é bom para financiamento? Saiba em detalhes aqui

Pontuação do score é fundamental para aprovação na busca por crédito ou financiamento

0
158
Qual score é bom para financiamento? Saiba em detalhes aqui
Qual score é bom para financiamento? Saiba em detalhes aqui

Qual score é bom para financiamento? Essa dúvida perpassa milhares de brasileiros que estão no mercado, em busca de crédito emprestado. Seja para financiar algum móvel, imóvel ou mesmo serviço, ter uma pontuação boa pode representar boas chances de se obter juros mais baixos e, obviamente, condições mais interessantes para o consumidor.

Mas antes de tudo, explicaremos do que se trata o score e motivo de ser tão importante na vida dos consumidores brasileiros.

O que é score, para que serve e qual a pontuação mais interessante

O score nada mais é do que a pontuação do consumidor perante ao mercado. Essa classificação é definida pelos principais órgãos de proteção ao crédito do Brasil, como o SPC e o Serasa, além das instituições credoras que possuam pontuação interna.

A pontuação varia de 0 a 1.000, sendo que um número mais alto significa que a sua situação no mercado é positiva e possui maiores chances de obter crédito ou financiamento na praça.

Sendo assim, para chegar à pontuação essas empresas e órgãos avaliam constantemente o comportamento de cada consumidor, no que se diz respeito a pagamentos de dívidas corriqueiras, como faturas de cartão de crédito, mas também o histórico de débitos.

Além disso, o relacionamento com o banco também conta pontos para obter uma pontuação alta em seu score. Para isso, é necessário manter seus pagamentos em dia e fugir do vermelho.

Qual score é bom para financiamento? Saiba em detalhes aqui
Qual score é bom para financiamento? Saiba em detalhes aqui (Foto: Seu Crédito Digital)

Leia mais: Diferenças no score de crédito do SPC e Serasa: cadastro Positivo afeta a pontuação

Qual score é bom para financiamento imobiliário

Pontuações baixas, como por exemplo inferiores a 300 de score, certamente não vão conseguir obter nenhuma aprovação em crédito ou financiamento, principalmente para um contrato longo como é, por exemplo, o de imóvel, que em muitas vezes chega a 30 anos.

A reprovação para scores abaixo de 300, pode acontecer mesmo em caso de o nome estar limpo em órgãos de proteção ao crédito. Isso porque a pontuação tem um peso grande, refletindo no histórico do consumidor e não apenas no momento.

Um score alto, acima de 700, é suficiente para conseguir a aprovação em um financiamento imobiliário.

Isso não é regra, mas a probabilidade de obter um resultado positivo na busca por financiar um imóvel com score a partir dessa pontuação é consideravelmente alta.

Leia também: Serasa oferece opções de empréstimo para desempregado

E qual score é bom para financiar um automóvel?

O financiamento de automóveis costuma ser de no máximo cinco anos e possui, por sua vez, prestações relativamente mais baixas do que contratos de imóveis.

Contudo, uma pontuação alta para conseguir aprovação em um financiamento de carro ou moto também pode ser importante.

A BV, uma das maiores instituições do ramo financeiro, considera a pontuação 700 como ideal para aprovar um cliente que deseja contrato de financiamento.

Quem possui essa nota nos órgãos de crédito certamente conseguirá financiar o automóvel que desejar.

Como saber a minha pontuação

O site da Serasa oferece a possibilidade de consultar score de maneira rápida e gratuita. O endereço é o seguinte: https://www.serasa.com.br/score/.

Leia ainda: Cadastro Positivo no SPC e Serasa: bancos são obrigados a oferecer juros menores? Entenda

Antes de terminar, vale aqui a ressalva de que não é impossível que um consumidor obtenha um financiamento, mesmo com um score inferior ao que foi apontado. A avaliação, claro, dependerá sempre das empresas que oferecerão o crédito.

No entanto, para evitar a fatídica ansiedade do momento da solicitação, ter um score de crédito visto como positivo diante do mercado, pode ser o caminho mais interessante.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here