Reabertura da feira livre em Belo Horizonte: Prefeitura divulga os protocolos sanitários para visitantes e expositores

Depois de seis meses paradas, as atividades retornarão neste domingo (27/09)

0
186
Feirantes e visitantes terão que seguir regras que já eram seguidas pela população
Feirantes e visitantes terão que seguir regras que já eram seguidas pela população (Imagem: Reprodução/TripAdvisor)

Após seis meses de interrupção por conta da pandemia, as atividades relacionadas ao comércio ao ar livre retornarão no próximo domingo (27/09). Mas, a reabertura da feira livre em Belo Horizonte conta com rigorosos protocolos sanitários tanto para visitantes quanto para expositores. A divulgação desses protocolos foi feita pela Prefeitura.

A edição de quinta- feira (24/09) do Diário Oficial consta todas as informações referentes às medidas de segurança. A reabertura da feira livre em Belo Horizonte, que funciona em dois endereços na capital, uma localizada na avenida Afonso Pena, e a outra na avenida Carandaí, terá que obedecer regras que consideram medidas básicas já adotadas por toda a população.

Leia mais: Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Entretanto, alguns cuidados específicos precisarão ser tomados. Entre eles, se encontra a disposição nova dos expositores. O distanciamento entre barracas foi divulgado nesta semana, mas não deixou os feirantes contentes.

Reabertura da feira livre em Belo Horizonte tem regras específicas para preservar saúde da população

A maioria das regulamentações divulgadas pela Prefeitura diz respeito aos feirantes. Um dos protocolos definiu a utilização de divisórias de material resistente, assim, será feito o isolamento correto entre as barraquinhas. Os feirantes também terão que disponibilizar álcool gel para seus clientes, bem como as maquininhas de cartão terão que ser cobertas de plástico filme.

Se filas forem formadas, expositores deverão orientar as pessoas pedindo que elas respeitem o distanciamento de dois metros entre cada uma. Assim, tal como nas lojas físicas, provadores estão proibidos. A reabertura da feira livre em Belo Horizonte também não contará com nenhuma atividade de entretenimento, por exemplo, músicas, danças ou apresentações teatrais.

Confira também: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado hoje (21/09); confira

Reabertura da feira livre em Belo Horizonte contará com protocolos de segurança rigorosos
Reabertura da feira livre em Belo Horizonte contará com protocolos de segurança rigorosos (Imagem: Reprodução/ClickAir)

Como será o setor de alimentação

A Prefeitura de BH divulgou regras mais específicas para os setores de alimentação. Entenda o que frequentadores e feirantes deverão fazer:

  • Não tocar ou coçar o nariz, boca e orelha, tossir perto da comida, usar celular ou cometer outros atos inseguros que possivelmente contaminarão os alimentos;
  • Funcionários precisam higienizar suas mãos antes de entregar bebidas e alimentos;
  • Está proibido o uso dos adornos pessoais por profissionais que irão manipular os alimentos;
  • Estão proibidos os alimentos dispostos para degustação;
  • O cardápio físico deve ser substituído por painéis ou cartazes. Cardápios plastificados devem ser higienizados a cada uso;
  • Pratos, talheres, copos e guardanapos devem ser descartáveis;
  • Estão proibidos saleiros, galheteiros, açucareiros, bem como outros dispensadores, tendo que ser substituídos por sachês para uso individual;
  • Está vedado o consumo das bebidas e alimentos em torno das barracas;
  • As mesas para alimentação devem estar distanciadas em dois metros umas das outras e os ocupantes em um metro uns dos outros, com, no máximo, quatro pessoas em cada mesa;
  • A cada troca de clientes as cadeiras e mesas precisam ser higienizadas;
  • Os clientes deverão permanecer com as máscaras no local, retirando-as somente para se alimentar.
Reabertura da feira Livre
Reabertura da feira livre em Belo Horizonte: Prefeitura divulga os protocolos sanitários para visitantes e expositores (Imagem: Pixabay)

A reabertura da feira livre em Belo Horizonte ocorrerá ainda em meio à pandemia, mas seguindo todos os protocolos sanitários necessários. Assim, a segurança e a saúde dos expositores e visitantes será preservadas e a economia, aos poucos, voltará a girar.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here