Vacina: Brasil terá a maior fábrica do continente; entenda

0
144
Fabricação de vacina / Foto: Reprodução da internet
Vacina: Brasil terá a maior fábrica do continente; entenda Foto: Reprodução da internet

O Brasil terá a maior fábrica de vacinas da América Latina. A notícia surgiu nesta quinta-feira (17.09) após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) assinarem um acordo para a instalação da indústria.

A fábrica, que está localizada em Santa Cruz, zona oeste do Rio, irá produzir, portanto, um total de 120 milhões de frascos de vacina e biofármacos por ano.

Entre as vacinas que serão fabricadas, estão a da meningite, hepatite e tríplice bacteriana, que atualmente são importadas de países mais desenvolvidos.

Leia também: As vacinas evitam 4 mortes por minuto segundo a OMS; entenda

Vacina / Foto: Freepik
Vacina: Brasil terá a maior fábrica do continente; entenda Foto: Freepik

Vacina no Brasil

O Brasil possui o maior programa público de imunização do mundo. Dessa forma ao todo, são mais de 300 milhões de doses de vacinas aplicadas na população, por ano.

Por outro lado, neste ano, o governo aumentou o orçamento previsto para a compra e distribuição de vacinas em todo o território nacional.

No entanto, com a chegada do acordo da vacina da Fiocruz, a expectativa é de produzir  todas as vacinas necessárias no país. Inclusive a de Covid-19, quando for aprovada.

Leia também: Fake News na saúde: estudo da Fiocruz alerta para repercussão negativa sobre vacina HPV

Segundo o Ministério da Saúde, em 2019, até setembro, cerca de R$ 3,8 bilhões foram investidos na aquisição de vacinas e insumos. Além das despesas já existentes com fornecedores nacionais.

Dessa maneira com a instauração da fábrica, os cofres públicos terão uma economia gigante. Por fim, a inauguração do complexo está prevista para 2023 e deverá gerar 5 mil empregos diretos.

Fonte: Fiocruz

Gostou desta matéria? Compartilhe sua opinião conosco. Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest

   

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here