Banho de assento: descubra quais são os benefícios para a saúde

As receitas caseiras trazem benefícios que podem tratar facilmente vários problemas da região íntima

0
149
Relaxar e medicar com um banho de assento pode ser a solução de muitos problemas em áreas íntimas
Relaxar e medicar com um banho de assento pode ser a solução de muitos problemas em áreas íntimas (Imagem: Reprodução/Clínica Medicina Reprodutiva Campinas)

O banho de assento é um técnica de higiene antiga, porém muito comum até nos dias atuais. Sua principal utilizar é no equilíbrio do pH da região íntima. Apesar de ser uma prática comum às mulheres, você sabia que o banho de assento pode ser feito até por homens?

Esse é um método usado especialmente para o tratamento de doenças que atingem as regiões íntimas, mais comumente as femininas. No entanto, descobriu-se que o método é muito eficaz para o combate às hemorroidas, que também afetam os homens.

Os ingredientes utilizados são variados, dependendo do problema a ser tratado. Na matéria abaixo, vamos explanar um pouco mais sobre o assunto, mostrando como se faz e para que servem os banhos específicos. Confira!

Leia mais: Conheça 10 alimentos que ajudam a dormir melhor

Para que serve o banho de assento?

O objetivo principal do banho de assento é fazer com que alguns agentes ativos alcancem regiões afetas por algum distúrbio, promovendo assim um tratamento tópico para algumas doenças que incluem:

  • Combatem infecções;
  • Hemorroidas;
  • Herpes;
  • Controlam corrimentos;
  • Aliviam sintomas, tais como irritação vaginal e coceira.

A ideia é fazer uma higienização na região pubiana e anal utilizando água morna juntamente com ingredientes que ajudam a equilibrar o pH dessa região. Assim, se evita a proliferação das bactérias e dos fungos.

Banhos de assento com ervas podem regular o pH vaginal
Banhos de assento com ervas podem regular o pH vaginal (Imagem: Reprodução/Gestação Bebê)

Para que serve o banho com vinagre?

O banho de assento com vinagre, especialmente de maçã, possui propriedades antissépticas. Estas ajudam a combater microrganismos que causam candidíase, auxiliando também no alívio dos sintomas de cistite. O vinagre também é um ótimo aliado para reequilibrar o pH da vagina.

Confira também: Como fazer para clarear os dentes? Confira 2 dicas simples de como fazer em casa

O banho deve ser preparado usando uma mistura de ½ xícara de chá de vinagre de maçã com 1 litro de água morna. É preciso se sentar por aproximadamente 5 minutos até 3 vezes ao dia.

Para que serve o banho com bicarbonato?

Entre as grandes utilidades do bicarbonato está o alívio nos sintomas da candidíase. Esta é uma ótima forma de auxiliar no combate das infecções que são causadas pela bactéria Candida Albicans.

Um bom banho de assento alivia sintomas de problemas em áreas genitais
Um bom banho de assento alivia sintomas de problemas em áreas genitais (Imagem: Reprodução/Freepik)

Usar roupas íntimas molhadas em piscinas ou praias, por exemplo, contribuem para a proliferação da Candida. Dessa forma, uma maneira eficaz de evitar recorrência, é manter a dieta equilibrada, fazer uma higiene íntima adequada e evitar roupas apertadas.

Antes de praticar o banho de assento específico para candidíase, é preciso pedir a recomendação de um ginecologista. Há casos mais graves em que intervenções de medicação alopática sejam necessárias.

Assim, para fazer o banho será preciso:

  • 1 colher de sopa cheia de bicarbonato;
  • 1 litro de água.

A água deve ser fervida e despejada em uma bacia. Em seguida, o bicarbonato precisa ser adicionado, dissolvido, bem como a água amornada. Posteriormente, pode se sentar de forma que o ventre fique coberto por mais ou menos 20 minutos.

Arnica: banho de assento para tratar hemorroidas externas

A arnica é indica para o tratamento de hemorroidas externas por possuir ação calmante e cicatrizante.

Para preparar o banho, aqueça 3 litros de água e após ebulição adicione 2 colheres sopa de arnica (20g), abafe e aguarde 20 minutos ou até amornar para fazer o assento.

O banho de assento é uma ótima maneira alternativa de tratar problemas nas regiões íntimas. É como dissemos acima, faz parte das receitinhas da vovó que deram certo e que ajudam muitas pessoas a se livrar de sintomas tão incômodos.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here