Como tratar frieira nos dedos dos pés: métodos rápidos e eficazes; conheça

Infusões e óleos essenciais são métodos eficazes que acalmam os incômodos que a frieira causa

0
143
Como tratar frieira nos pés
Como tratar frieira nos pés. Foto: Envato.

O problema começa com uma coceirinha que, aos poucos, vai se tornando insuportável. Geralmente, ocorre entre os dedos dos pés, mas pode se alastrar para a sola e outras partes. Este é um incômodo considerado bem comum, mas que pode ser complicado de eliminar. Então, saiba como tratar frieira nos dedos dos pés de maneira eficaz e rápida?

Existem pessoas em que os episódios ocorrem de forma recorrente, assim, precisando de medicamentos alopáticos para tratar a doença. Entretanto, amenizar os sintomas e até mesmo curar a frieira usando remédios caseiros é muito possível. Entenda mais do problema na matéria abaixo e conheça algumas eventuais soluções naturais.

Leia mais: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado hoje (21/09); confira

O que causa frieira nos pés?

Frieira – também classificada como micose de cútis – é um mal causado por um tipo de fungo chamado Tricophyton. Em geral, é contagiosa, com transmissão se dando de forma direta, ou seja, de pessoa para pessoa, bem como pela utilização dos objetos contaminados, tais como sapatos e meias.

A frieira se torna mais comum com o surgimento do verão, por conta do aumento no fluxo de indivíduos frequentadores de espaços públicos. Um bom exemplo são os clubes e piscinas, locais propícios para que o fungo se transmita.

O tratamento requer ingredientes com ação anti-inflamatória
O tratamento requer ingredientes com ação anti-inflamatória (Imagem: Reprodução/Wikipédia)

Os sintomas mais comuns do mal são coceira, ardência, vermelhidão e descamações da pele, sem contar com o mau cheiro. Além dos dedos dos pés, o problema pode surgir nas unhas e virilha.

Confira também: Hoje é o Dia da Árvore: conheça sua importância para a saúde

Como acabar com a frieira com bicarbonato?

Como tratar frieira nos dedos dos pés com bicarbonato? Primeiramente, é preciso deixar os pés bem secos depois do banho, especialmente entre os dedos. Em seguida, deve-se polvilhar um pouquinho de bicarbonato nas partes mais atingidas pela micose.

O bicarbonato de sódio absorverá toda a umidade. Assim, evitará que os fungos se proliferem e provoquem as frieiras caso a pele fique suada ou molhada.

Como tratar frieira nos dedos dos pés rapidamente?

Abaixo, listamos alguns dos remédios naturais eficazes e de ação rápida que podem ser de grande ajuda no tratamento das incômodas frieiras. Mas é sempre importante ressaltar que utilizar métodos caseiros jamais vai substituir uma consulta com especialistas.

A frieira pode ser algo bem incômodo e grave em determinados casos
A frieira pode ser algo bem incômodo e grave em determinados casos (Imagem: Reprodução/Escola Kids)
  • Alho – O alho possui propriedades antimicrobianas, ajudando na eliminação de toxinas. Para seu uso, amasse 2 dentes, deixando de molho em um pouco de água por aproximadamente 5 horas. Em seguida, use a solução diariamente no local afetado;
  • Vinagre de maçã – O vinagre tem ação germicida, uma vez que ajuda na eliminação da micose. Para isso, dilua 50 ml em 150 ml de água, aplicando algumas vezes por dia na região afetada;
  • Óleos essenciais – Cravo da índia, amêndoas e erva de São João têm propriedades anti-inflamatórias e fungicidas. Os óleos essenciais podem ser usados diretamente sobre a pele, com exceção do óleo do cravo da índia, que precisa ser diluído e colocado no banho maria junto com o azeite de oliva;
  • Batata – A batata tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Assim, pode ser usada amassando um pedaço cru e sendo colocado como uma pasta no local da frieira. Dessa forma, será possível ter como tratar frieira nos dedos dos pés deixando agir por mais ou menos 20 minutos e repetindo o processo por duas vezes todos os dias;
  • Gengibre – Os poderes curativos do gengibre podem ser vistos na micose. Amasse um pedaço da raiz, coloque sobre a região, deixando agir por aproximadamente 20 minutos.

Viu só como tratar frieira nos dedos dos pés pode ser algo rápido e simples com ingredientes que geralmente todos têm em casa? Mas, lembre-se sempre que, se os sintomas persistirem, é preciso procurar ajuda médica para que o problema não se agrave ainda mais.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here