Como curar terçol no olho: dicas para desinflamar e eliminar o problema; confira

Uma simples "bolinha" no olho que pode trazer muitos transtornos

0
168
É sempre importante buscar por ajuda profissional
É sempre importante buscar por ajuda profissional (Imagem: Reprodução/Portal Opticanet)

Em algum momento da vida, todo mundo já teve aquela bolinha avermelhada na pálpebra, não é mesmo? Pois então, esse inchaço vermelho, muito parecido com uma espinha inflamada, é bem comum. Mas, o SaúdeLab tem boas notícias para você: tem como curar terçol no olho rapidamente, tomando algumas ações simples.

Nessa matéria vamos explicar detalhadamente o que seria o terçol, quais são as suas causas, sintomas, bem como tratar o problema. Continue com a leitura até o fim e confira.

Leia mais: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado hoje (21/09); confira

O que causa o terçol?

Um hordéolo, popularmente chamado de terçol, nada mais é que uma inflamação nas glândulas em torno da pálpebra.  Entretanto, esta também pode ser infectada por bactérias. As pálpebras possuem aproximadamente 50 glândulas perto dos cílios, formando tecidos lipídicos, auxiliadores das produções de lágrimas.

Quando essas glândulas são obstruídas, as chances de se ter um hordéolo aumentam consideravelmente. Indivíduos com astigmatismo não corrigido possuem uma probabilidade maior de desenvolver terçol de repetição. Tal processo surge quando há movimentos repetitivos de esforço para enxergar, causando tensões na musculatura.

Quanto tempo dura esse problema?

Tem como curar terçol no olho com ações simples
Tem como curar terçol no olho com ações simples (Imagem: Reprodução/Drauzio Varela)

Antes de entender como curar terçol no olho é preciso saber quanto tempo o problema pode durar. Antes de tudo, é importante salientar que o processo todo de cura dependerá de como se dará a infecção.

Confira também: Proteção contra o Coronavírus: pesquisa feita na UFMG desenvolve produto eficiente por 24 horas

Lembrando que o terçol não é transmissível e, em geral, dura de 15 até 20 dias. Alguns casos podem durar mais ou menos, sendo que, persistindo os sintomas, a recomendação é que se procure um profissional da área.

Como curar terçol no olho e acabar com esse mal indesejado?

Com medidas simples, é possível amenizar sintomas, bem como agilizar o processo de cura dos terçóis. Mas a principal recomendação sempre será consultar um oftalmologista. Este profissional é o mais indicado em se tratando de diagnóstico e tratamento para casos individuais.

Os procedimentos para tratamento da infecção costumam ser simples e indolores. Costumeiramente, se faz a higiene do local afetado, mas também ao redor para que as secreções não se acumulem. Assim, a recomendação é que se use sabonete antibacteriano ou neutro.

Compressas úmidas e mornas também são eficazes para auxiliar na drenagem da “bolinha”. Mas, é preciso lembrar de que o local é uma área sensível, assim, deve ser tratado com cuidado e delicadeza. A aplicação da compressa deve ser feita de 3 a 4 vezes por dia, por 15 minutos.

A "bolinha" pode inflamar e se encher de pus
A “bolinha” pode inflamar e se encher de pus (Imagem: Reprodução/Viva Oftalmologia)

Em determinados casos, colírios e pomadas antibióticas são receitadas, dependendo do quadro clínico do paciente. O médico prescreverá, ainda, medicações orais, tal como a cefalexina.

Não se preocupe, pois não tem como curar terçol no olho com cirurgia. Quer dizer a intervenção cirúrgica só é usada para lesões gravíssimas onde se tem que drenar o pus. O procedimento requer anestesia local, mas o paciente tem alta em poucas horas depois.

Para ter como curar terçol no olho rapidamente, siga todas as recomendações médicas. Além do mais, nunca use água boricada, pois a substância agrava a situação, uma vez que não é comercializada de forma esterilizada.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here