3 dicas de terapias alternativas para a saúde da mulher

0
160
terapias alternativas para a saúde da mulher
3 dicas de terapias alternativas para a saúde da mulher. Fonte da imagem: Pixabay

A saúde da mulher é repleta de peculiaridades, que demandam cuidados especiais. Dado que boa parte das mulheres atualmente assumem uma jornada dupla de trabalho e tem diferenças físicas e biológicas em comparação aos homens. Nesse sentido, pode ser útil o uso de terapias alternativas para a saúde da mulher.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde da mulher é entendida como um estado completo que envolve não apenas o bem-estar físico, mas também mental, emocional e social. Como forma de tratamento complementar à medicina tradicional, as terapias holísticas podem ajudar muito o público feminino.

Leia ainda:Florais de Bach: o que são e como escolher o apropriado para seu estado emocional

Os benefícios das terapias alternativas para a saúde da mulher

terapias alternativas para a saúde da mulher dicas
3 dicas de terapias alternativas para a saúde da mulher. Fonte da imagem: Pixabay

Um dos muitos benefícios das terapias alternativas para a saúde da mulher é com relação às alterações hormonais. As mulheres são mais passíveis do que os homens de sofrerem alterações hormonais. Isso sem falar na menopausa, que provoca uma mudança muito grande no que se refere aos hormônios.

Nesse sentido, algumas terapias alternativas podem ajudar a amenizar os sintomas da menopausa (também chamada de climatério). De fato, as terapias holísticas podem reduzir significativamente o estresse e as ondas de calor, dois sintomas muito comuns do climatério.

Leia ainda:Conheça 3 terapias holísticas eficientes para dor na coluna

Outro benefício muito claro dessas terapias integrativas para o público feminino é no tocante a uma melhora e bem-estar com relação a saúde mental. A prefeitura de Teresina, no estado do Piauí, por exemplo, vale-se de práticas terapêuticas integrativas para ajudar mulheres vítimas de violência, por exemplo.

Essas abordagens alternativas promovem uma sensação de relaxamento e acolhimento, amenizando potenciais sintomas de depressão e ansiedade.

Veja adiante algumas dicas de terapias integrativas que podem ser utilizadas na promoção da saúde feminina

Yogaterapia

Uma das incontáveis terapias alternativas para a saúde da mulher é a yogaterapia. Ela consiste simplesmente no incentivo à yoga, uma prática milenar que alia uma série de posturas corporais específicas à exercícios de respiração e meditação.

A yoga promove uma maior flexibilidade e tônus muscular, o que é excelente para manter uma boa condição física. Além disso, a yoga reduz de forma significativa o estresse e melhora a qualidade do sono.

Existem diferentes modalidades de yoga. Aliás, ela é uma das práticas integrativas complementares oferecidas pelo SUS. Contudo, caso a mulher prefira, ela pode procurar por academias ou mesmo professores particulares para praticar a yoga.

Aromaterapia

A aromaterapia é uma abordagem alternativa e natural que faz uma verdadeira exploração dos efeitos positivos que os aromas podem provocar no corpo, na mente e nas emoções das pessoas.

Há diversas formas de implementar essa terapia na vida da mulher. Mas certamente uma das mais comuns é com o uso de óleos essenciais. Basta aplicar algumas gotas em uma quantia de água contida no aromatizador (que pode ser comprado na internet) ou na água do banho, por exemplo.

Fitoterapia

Outra das terapias alternativas para a saúde da mulher mais conhecidas é a fitoterapia. Todas as plantas existentes na natureza possuem princípios ativos, que influenciam no tratamento de uma série de mazelas.

Leia ainda:Aromaterapia: saiba como usar os aromas e qual a utilidade de alguns deles

Essas plantas podem ser utilizadas por meio da infusão, decocção ou da maceração. Independente do processo, a ideia é que a pessoa ingira essa mistura da água com as plantas.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here