Como curar “escaras” rapidamente: conheça algumas dicas úteis para tratar o problema

Essas feridas podem causar um grande incômodo para quem as tem

0
222
Como curar escaras rapidamente: conheça algumas dicas úteis para tratar o problema (imagem: reprodução internet sosvida)

As escaras são úlceras que ocorrem em áreas da pele que estão sob pressão por ficar em uma mesma posição por muito tempo. Por exemplo, acontece bastante em pacientes acamados, cadeirantes, bem como nos que usam gesso por um período prolongado, etc. Este é um incômodo tão grande que muita gente procura saber como curar escaras rapidamente e se há meios de prevenção.

Atualmente, a nomenclatura mudou e são chamadas de lesões de pressão, úlceras de pressão ou úlceras de decúbito e essas feridas podem ser um problema sério entre pessoas mais frágeis. Geralmente estão relacionadas à múltiplos fatores tais como: higiene corporal, alimentação, hidratação da pele e principalmente à mudança de decúbito frequente, ou seja, se um indivíduo acamado não for virado no leito várias vezes ao logo dia e/ou noite.

Leia mais: Como tratar frieira nos dedos dos pés: métodos rápidos e eficazes; conheça

Tanto por isso, é de extrema importância saber quais são as formas caseiras (ou não) de tratar o mal e como não deixar que isso aconteça. Acompanhe a matéria a seguir e fique atento nas dicas.

O que é bom para tirar mau cheiro de ferida?

É bem complicado lidar com as feridas crônicas, ainda mais, com o mau cheiro que sai delas. Entretanto, existem algumas ações que podem ser tomadas e que amenizam bastante os sintomas.

Estágios úlceras de pressão
Como curar escaras rapidamente: conheça algumas dicas úteis para tratar o problema (Imagem: reprodução Minuto Fisioterapia)
  • Limpar o local da ferida – A limpeza é sempre fundamental. Para isso, deve-se usar soro fisiológico, de preferência em uma seringa, aplicado diretamente sobre a escara;
  • Remover os tecidos mortos – Esse é um passo importante, não só para tirar mau cheiro, mas para ter como curar escaras rapidamente. O procedimento de desbridamento dá a oportunidade para os tecidos que estão saudáveis cicatrizarem;
  • Usar produtos antibacterianos – Os antibióticos tópicos dão menores chances para os doentes desenvolverem resistência, bem como menor toxicidade. Isso acontece porque as absorções dos compostos antimicrobianos são locais;
  • Usar coberturas absorventes – Os curativos absorventes auxiliam a retirar o excesso do exsudato. Assim, mantém o local mais úmido, mas não encharcado. Tais coberturas devem ser aplicadas sobre uma boa camada de produto antibacteriano, tal como metronidazol;
  • Manter a boa higiene – É essencial manter uma higiene adequada em se tratando de ter condições de como curar escaras rapidamente. Isso não significa somente limpar o paciente regularmente, mas trocar as roupas de cama, as fraldas, se for o caso, entre outras coisas.

Confira também: Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Porque que esse tipo de ferida sangra?

É normal que esse tipo de ferida tenha sangramentos e odores ruins. Isso provavelmente indica infecções, caracterizando a necessidade de ajuda médica. Nesses casos, o método mais indicado é saber como apoiar, assim como proteger todo o corpo do doente.

Como curar escaras rapidamente?

Como curar escaras rapidamente: conheça algumas dicas úteis para tratar o problema (imagem: diprofisio)

Medidas simples podem ser tomadas para a cura rápida das escaras. Por exemplo:

  • Reposicionar o corpo de duas em duas horas, em caso de estar na cama, mas de 15 em 15 minutos em caso de cadeiras de rodas;
  • Colchões especiais, bem como dispositivos auxiliares ajudam a aliviar as pressões no corpo. Espumas especialmente projetadas, colchão com baixa pressão do ar reduzem as irritações da pele;
  • Manter a pele sempre seca e limpa, especialmente se for de fluido corporal;
  • Buscar mudanças conquistadas no dia a dia, como perda de peso, controle do açúcar na dieta e abandono do tabagismo;
  • Exercícios leves para alongamento ajudam a melhorar as circulações sanguíneas.

Esse problema é realmente muito incômodo e causa diversos outros males em conjunto. Contudo, tem como curar escaras rapidamente sem maiores esforços. Basta, à priori, prevenir as feridas mantendo uma boa higiene. Assim, evita-se um mal maior.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here