Quitação antecipada de dívida no SPC e Serasa pode gerar descontos

Quantia tende a ser menor quando consumidor antecipa pagamento de débito

0
198
quitação antecipada de dívida no spc e serasa
Quitação antecipada de dívida no SPC e Serasa pode gerar descontos. Fonte da imagem: Freepik

Quando se está com o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, a decisão mais acertada a se tomar é, obviamente, procurar meios de quitar esse débito. Nesse contexto, os fatídicos juros que normalmente são cobrados, tendem a ser um peso a mais. No entanto, o que algumas pessoas não sabem, é que quando se faz a quitação antecipada de dívida, o consumidor pode ganhar alguns descontos no valor devido.

Em outras palavras, caso ele (consumidor) pague algumas parcelas ou todo o valor da dívida de forma antecipada, a quantia a ser liquidada será menor. É contemplada, portanto, uma redução no montante, pela empresa credora.

Leia ainda:Negociação de dívida no Banco do Brasil que foi parar no SPC/Serasa pode ser feita no app; saiba mais

Quitação antecipada de dívida no SPC e Serasa tem resolução do Banco Central

Quitação antecipada de dívida no SPC e Serasa pode gerar descontos
Quitação antecipada de dívida no SPC e Serasa pode gerar descontos

Para entender melhor, essa quitação antecipada de dívida no SPC e Serasa nada mais é do que o pagamento parcial ou mesmo total de uma determinada dívida, antes da data do vencimento.

Com esse tipo de ação, os juros tendem a cair. Mas vale a ressalva de que essa diminuição (dos juros) ocorre de maneira proporcional ao tempo de quitação do contrato do débito.

Leia ainda:Mulher aciona Justiça para receber auxílio de 1.000 dólares citado por Bolsonaro

De acordo com a Resolução 3.516/2007 do Banco Central do Brasil, o abatimento dos juros relacionados às parcelas que faltam é garantido. Dessa forma, é proibida a cobrança de tarifas relacionadas à liquidação antecipada.

Essa quitação, por sua vez, pode ocorrer por meio de recursos próprios, ou seja, através de boletos ou então com dinheiro vindo de outro banco, como ocorre na portabilidade de dívidas.

Como descobrir o valor do saldo devedor na data da quitação antecipada?

Segundo informa o Banco Central:

A instituição que originalmente realizou a operação de crédito ou de arrendamento mercantil deve obrigatoriamente informar ao cliente, sempre que lhe for solicitado, o valor do saldo devedor para quitação antecipada.

Além disso, a instituição igualmente precisa prestar os esclarecimentos demandados pelo cliente e fornecer-lhe planilha de cálculo que permita, de forma simples e objetiva, a conferência da evolução da dívida. Isso, em consonância com as regras previstas no contrato assinado entre as partes.

Código de defesa do consumidor

Além do estabelecido na resolução do Banco Central, a obtenção de desconto no momento de quitação antecipada de dívida no SPC/Serasa também é garantida pelo artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor.

Leia ainda: Sim empréstimo simples: opção de crédito pessoal pela Internet

Portanto, vale sempre a pena prestar atenção e exigir os direitos, pois algumas instituições tendem a se negar a dar esse desconto. Cada centavo economizado pode fazer toda a diferença no objetivo de se ter uma vida financeira saudável.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here