Alimentos ricos em proteína para substituir a carne, quais são? Saiba mais

0
226
alimentos ricos em proteína
Alimento ricos em proteína para substituir a carne, quais são? (Foto: Istock)

Logo à primeira vista, uma dieta com alimentos ricos em proteína deve ter grandes quantidades de elementos de origem animal. Porém, com a popularização de dietas veganas e vegetarianas, cada vez mais pessoas descobriram que é possível ter uma alimentação rica em proteínas, mas de origem vegetal.

alimentos ricos em proteína
Alimento ricos em proteína para substituir a carne, quais são? (Foto: Istock)

Leia mais:  Sucos Naturais: Tudo Que Há Para Saber Sobre Eles

O que são proteínas

De acordo com estudos, a proteína é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. Assim como estão relacionadas ao crescimento e fortalecimento, uma dieta com alimentos ricos em proteína tem ação direta na manutenção e reparos necessários nos músculos.

Além disso, esse nutriente está ligado à saúde dos tecidos e órgãos, bem como à produção de hormônios essenciais para o corpo.

Alimentos ricos em proteína e livres da origem animal

De antemão, pessoas que adotam o veganismo ou vegetarianismo precisam buscar a ajuda de um profissional de nutrição e saúde. Devido ao corte dos alimentos de origem animal, automaticamente se cria uma carência de nutrientes como a proteína, que é rica na carne.

Como resultado, o nutricionista deverá criar uma dieta balanceada, que contenha os nutrientes necessários para suprir essa carência. Existem muitos alimentos de origem vegetal que podem auxiliar nessa inserção ao universo do vegetarianismo, sem pecar no quesito saúde.

Nesse sentido, entre os alimentos com proteína de origem vegetal, estão a soja, o trigo sarraceno, o feijão e outros grãos. Além disso, pode-se encontrar a proteína em leguminosas, nozes, amendoim, sementes de linhaça ou gergelim, avelã e amêndoas.

Alimentos ricos em proteína vegetal beneficiam a saúde

De acordo com profissionais de saúde e nutrição, os alimentos de origem vegetal citados acima são ricos em proteína e têm um teor de gordura baixíssimo. Dessa forma, é possível adotar a dieta vegetariana e, juntamente, perder peso. 

Caso haja a união da dieta a exercícios físicos regulares, é possível que haja, além de uma diminuição nas medidas corporais, um aumento considerável nos níveis de bom colesterol.

Misturando os alimentos ricos em proteína e montando uma refeição

Por último, é importante que haja uma diversidade na alimentação, bem como a junção de alimentos ricos em proteína em uma mesma refeição. Grande parte dos alimentos de origem vegetal são complementares entre si e podem compor uma refeição completa e saudável. 

Por exemplo, pode-se misturar o arroz com o feijão e acrescentar uma salada de amêndoas, ou incluir quinoa e as ervilhas. Existem inúmeras combinações que podem tornar a alimentação mais saudável, sem perder o sabor.

Leia mais: Uma dieta saudável na pandemia: USP afirma que brasileiros adotaram novos hábitos

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here