Como curar infecção urinária: remédios caseiros que podem contribuir para amenizar os sintomas; confira

Nem sempre é possível tratar em casa, mas você pode reduzir os sintomas com remédios naturais

0
221
Essas infecções se tornam recorrentes se não tratadas direito
Como curar infecção urinária: remédios caseiros que podem contribuir para amenizar os sintomas; confira (Imagem: Reprodução/THN1)

Uma das infecções bacterianas mais comuns é a no trato urinário, ou seja, a ITU (Infecção do Trato Urinário), nomeada cientificamente. Se não for tratada, o problema pode evoluir e assim comprometer os rins, por exemplo.  Em geral, para ter como curar infecção urinária em casos mais graves, o médico prescreve antibióticos. Mas, pode ser que tenha condições de se tratar o mal com segurança e eficácia, em casa, sem medicação alopática.

Nesta matéria, o SaúdeLab preparou um compilado de informações e dicas sobre remédios caseiros que certamente contribuirão para amenizar os sintomas. Contudo, lembre-se sempre que, nos casos de persistência do problema, é importante consultar um especialista.

Leia mais: Como curar furúnculo rápido: entenda como você pode se livrar desse problema tão incômodo

Qual o melhor chá para infecção urinária?

Certamente, você já ouviu falar em salsinha colocada como tempero na culinária. Contudo, o chá da planta é ótimo para tratar dos incômodos no sistema urinário. A salsinha tem ação carminativa, tônica, bem como diurética e laxante. Dessa forma, atua nas cólicas, inflamação na vesícula e rins.

Homens, bem como mulheres podem sofrer desse mal
Homens, bem como mulheres podem sofrer desse mal (Imagem: Reprodução/Urológica)

Além disso, possui vitaminas A, K e C, benéficas para as glândulas da tireoide e supra renais. A recomendação é a ingestão aos poucos a cada 3 horas. Entretanto, durante este tempo, é essencial consumir outros líquidos em maiores quantidades.

Ingredientes:

  • 50 gramas de salsinha picada (use toda a planta e na forma fresca);
  • 1 litro de água.

Modo de preparar:

Para ter como curar infecção urinária com o chá, esmague a planta, misturando-a com água. Em seguida, leve ao fogo, deixe ferver e coe.

Confira também: Como tratar frieira nos dedos dos pés: métodos rápidos e eficazes; conheça

Como curar infecção urinária?

Beber água e manter-se hidratado pode ajudar a prevenir, bem como tratar esse tipo de infecção. Isso dilui a urina para que você faça xixi com mais frequência, ajudando a eliminar as bactérias que estão causando o problema.

A recomendação é que todos que sofrem de infecções recorrentes bebam cerca de 2 a 3 litros de líquido por dia. Isso pode incluir água comum, saborizada, mas também bebidas sem cafeína. É preciso também evitar beber líquidos que possam irritar a bexiga, assim como piorar os sintomas. Entre esse tipo de bebida estão as que contêm álcool.

É possível ter como curar infecção urinária com remédios caseiros
É possível ter como curar infecção urinária com remédios caseiros (Imagem: Reprodução/Educa Mais Brasil)

Consuma doses extras de vitamina C

A vitamina C (ácido ascórbico) pode aumentar a acidez da urina, o que ajuda a matar a bactéria causadora do mal. Estudos comprovam que essa vitamina é necessária para ter como curar infecção urinária.

A vitamina C certamente não fará mal em um curto período de tempo, mas seu consumo prolongado deve ser consultado com um médico. Frutas e vegetais especialmente ricos em vitamina C incluem laranjas e pimentões vermelhos, também podem ajudar.

Experimente os probióticos

Probióticos são microrganismos que ajudam a equilibrar as bactérias “más” que podem causar infecções em seu corpo, como a E. coli., por exemplo, com as bactérias “boas”, que auxiliam na digestão adequada dos alimentos.

Além disso, a cepa probiótica lactobacillus pode ajudar a prevenir infecções do trato urinário, impedindo que as bactérias nocivas fiquem aderidas à mucosa. Isso porque os lactobacilos produzem peróxido de hidrogênio antibacteriano, o que torna difícil a sobrevivência de certas bactérias. Lactobacillus está disponível em suplementos. Também é encontrado em iogurtes e alimentos fermentados.

Outras considerações sobre como curar infecção urinária

Esses remédios caseiros podem ajudar a prevenir ou tratar esse tipo de infecção, desde que o seu médico considere que são seguros para você. Além disso, existem alguns comportamentos gerais em termos de estilo de vida que são possíveis de praticar para prevenir o problema antes que ocorra, incluindo:

  • Quando você sentir que precisa urinar, vá. Jamais segure;
  • Após urinar e especialmente após evacuar, limpe da frente para trás para evitar que bactérias entrem em sua uretra;
  • Urine antes e depois de fazer sexo;
  • Evite usar sabonetes perfumados, banhos de espuma ou duchas diretamente na genitália;
  • Não use calças demasiadamente justas.

Se você sentir os sintomas mais fortemente, é importante consultar seu médico antes de tentar um remédio caseiro, apenas. Assim, será possível ter condições de como curar infecção urinária em casa e sem nenhuma intercorrência mais problemática.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here