O que é BPC do INSS? Conheça agora sobre esse auxílio

0
215
O que é BPC do INSS? Conheça agora essa parcela
O que é BPC do INSS? Conheça agora sobre esse auxílio (Imagem: Catraca Livre)

Você conhece o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social? Ele corresponde a um auxílio destinado a idosos e deficientes, porém, essas não são as únicas regras que recaem sobre ele. Assim, continue lendo para conhecer o que é BPC do INSS.

Abaixo você encontra, também, informações sobre o valor do auxílio e como requerê-lo perante a Previdência Social.

Também veja: Salário-maternidade 2020: Confira tudo sobre o benefício

o que é BPC do INSS
O BPC é uma parcela que decorre da Lei Orgânica da Assistência Social. Conheça mais sobre o auxílio. (Imagem: Casadaptada)

O que é BPC do INSS?

Conforme brevemente citado, esse é um auxílio sem contrapartida direta do cidadão (não precisa ter feito contribuições ao sistema), que se destina ao atendimento de idosos e deficientes. Ainda, é necessária a comprovação de baixa renda, requisito fundamental para o seu recebimento.

Quem pode receber o BPC?

A Previdência Social dispensa que o requerente do BPC do INSS já tenha realizado contribuições, como acontece em todos os casos de concessão de benefícios. Ou seja, não é preciso que o cidadão tenha feito recolhimentos perante o Instituto.

Por outro lado, ela impõem os seguintes critérios:

  • Que o beneficiário tenha uma deficiência comprovada ou idade superior a 65 anos;
  • A comprovação da baixa renda. Para tanto, considera-se que ao se somar os rendimentos do grupo familiar e dividi-los pelo número de membros o resultado tenha que ser inferior a R$ 265,25;
  • Registro perante o Cadastro Único.

Qual o valor do BPC do INSS?

Quem for aprovado como beneficiário do auxílio previdenciário garante o recebimento de um salário mínimo mensalmente. Portanto, atualmente esse valor corresponde a R$ 1.045 mensais.

Como requerer o benefício?

Por fim, quem preencher os requisitos para recebimento do BPC do INSS deve requerê-lo no Portal Meu INSS. Para isso o sistema exigirá o cadastro de login e senha a partir de alguns dados simples, como número do CPF, nome completo e data de nascimento.

Ainda, a própria tramitação do pedido pode ser acompanhada pelo portal, assim como a realização de anexação de documentos solicitados.

Continue lendo: Férias do trabalho: pandemia pode postergá-las e afetar ainda mais a saúde dos trabalhadores

 

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here