4 atitudes que prejudicam o score de crédito no SPC e Serasa

Compreenda quais atitudes podem estar reduzindo sua pontuação

0
311
score de crédito spc e serasa
4 atitudes que prejudicam o score no SPC e Serasa. Fonte da imagem: Diário Prime/Reprodução

Os consumidores brasileiros aos poucos vão se acostumando com o fato de que a pontuação do score de crédito no SPC e Serasa influencia muito na hora de se obter determinados produtos e serviços financeiros.

Com efeito, essa importância é tão grande que especialistas têm trazido várias dicas de como o consumidor pode aumentar essa pontuação.

Porém não é tão comum encontrar instruções quanto as atitudes que podem prejudicar o score no SPC e Serasa. Em outras palavras, nem todo mundo explica sobre as ações que o consumidor realiza no seu cotidiano que podem prejudicar a sua pontuação de crédito.

Leia ainda:Conta paga antes do vencimento e ainda assim foi negativado no SPC e Serasa? Saiba como proceder

Qual o impacto de ter um score de crédito baixo no SPC e Serasa?

score de crédito spc e serasa
Qual o impacto de ter um score de crédito baixo no SPC e Serasa?Fonte da imagem: Serasa/Reprodução

Logo de início vale lembrar que um score de crédito baixo no SPC e Serasa significa ter uma pontuação abaixo de 300. Dessa maneira entende-se que oferecer crédito a esse consumidor é muito arriscado para bancos ou financeiras em geral.

Em outras palavras,  quer dizer que as chances do consumidor deixar de pagar seus débitos e se tornar um devedor inadimplente são bem altas.

Leia ainda:Quitação antecipada de dívida no SPC e Serasa pode gerar descontos

Logo, é bem provável que qualquer empresa decida negar um empréstimo, financiamento ou cartão de crédito a esse consumidor.

Quais são as atitudes que prejudicam o score?

Então listamos abaixo 4 atitudes que prejudicam e muito a pontuação do score, fazendo com que diminua.

1.consumidor que paga as contas com atraso

O score é uma maneira de traçar um perfil financeiro do consumidor. Observa-se a sua capacidade para assumir e honrar compromissos.

Sendo assim, atrasar o pagamento de uma conta de consumo ordinário, ou mesmo alguma parcela de uma compra a prazo, demonstra no mínimo uma carência de organização financeira.

2.consumidor que nunca faz compras a prazo

Importante esclarecer que não se critica ou veda o pagamento à vista. Contudo é preciso que o consumidor demonstre que está habituado a assumir dívidas maiores e mais longas, que exigem parcelamento.

Pode-se até pagar por meio de boletos mensais. Com isso, haverá margem de observação do comportamento do consumidor frente aos débitos a prazo.

3.consumidor ter solicitações de empréstimos, financiamentos ou cartão de crédito negadas

Ora, quando uma pessoa pede empréstimo, financiamento ou cartão de crédito e esses pedidos são negados, isso reduz muito o score de crédito. Pois é como se estivesse afirmando que já houve outras instituições que desconfiaram do perfil do consumidor.

4.consumidor não possuir movimentação bancária

Se uma pessoa não movimenta uma conta bancária em seu nome, torna mais complicado para as empresas traçarem um perfil financeiro. Por falta de elementos informativos.

Dessa forma, quanto mais uma pessoa usa o cartão de débito, de crédito e a conta corrente, maior é a movimentação financeira e, com isso, mais fácil para eventuais credores examinarem sua situação no mercado.

Evitando problemas com o score

Diante de tudo isso, para evitar problemas com o score de crédito no SPC e Serasa, o consumidor deve estar atento ao seu comportamento financeiro ao longo do tempo.

Isso porque essa pontuação é dinâmica, ou seja, ela pode aumentar ou diminuir de acordo com as atitudes que a pessoa toma em sua vida financeira.

Leia ainda: Serasa turbo é opção para aumentar Score e pagar dívidas com desconto

No entanto, não há o que temer. Pagando as contas em dia, não pedir crédito excessivamente, enfim, fazendo tudo de modo correto, o score aumenta.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here