Como tratar sarna em cachorro: conheça receitas caseiras que podem ajudar seu pet

Dar alívio para seu cãozinho também é uma demonstração de amor

0
225
Há várias formas caseiras para se ter como tratar sarna em cachorro
Como tratar sarna em cachorro: conheça receitas caseiras que podem ajudar seu pet (Imagem: Reprodução/Freepik)

Sarnas são problemas de saúde muito preocupantes, uma vez que podem deixar seu animalzinho bastante infeliz. Isso porque, não só causa coceira intensa, mas também pode levar à infecções cutâneas secundárias, desencadeando outros problemas. Assim, você já se perguntou como tratar sarna em cachorro?

Outrossim, caso o problema não seja resolvido prontamente, o animal acabará sofrendo com os chamados artrópodes, que causam a coceira intensa. Mas felizmente, existem vários opções para tratar sarna em cachorro já disponíveis e que podem ser preparados em casa. Elas ajudarão seu pet a se sentir melhor, bem como a aliviar os sintomas.

Leia mais: Saúde do melhor amigo: veja o guia da alimentação saudável para pets

Entretanto, não se esqueça de visitar o veterinário caso a sarna seja recorrente e em grandes partes do corpo do animal. Assim, evitará maiores transtornos e deixará seu cão saudável.

Sintomas: aliviar e tratar sarna em cachorro

Se o problema persistir, um veterinário deve ser procurado
Se o problema persistir, um veterinário deve ser procurado (Imagem: Reprodução/Freepik)

De início, para tratar sarna em cachorro mesmo sendo a sarna sarcóptica ou a demodécica, espécies diferentes, geralmente costumam apresentar sintomas semelhantes. Alguns dos mais frequentes incluem:

  • Perda de pelo;
  • Pele vermelha e irritada;
  • Pele escamosa ou com crostas.

Entretanto, as infestações por ácaros sarcóticos costumam causar coceira intensa também, embora isso não seja comum com infestações por ácaros demodécticos. Os ácaros geralmente preferem se alimentar em áreas do corpo do seu cão que tenham relativamente poucos pelos, como axilas e abdômen.

Como tratar sarna em cachorro com remédios caseiros

Saiba também que existem maneiras para tratar sarna em cachorro no ambiente doméstico, com produtos naturais. Mas vale ressaltar que nada substitui uma visita ao veterinário. Ademais, o profissional poderá avaliar melhor as condições do pet e indicar um tratamento adequado a cada caso.

Todavia listamos abaixo alguns exemplos para que voê conheça e possa então, dessa maneira utilizá-los oportunamente.

Confira também: Sequestro de pets de estimação aumentou no últimos meses; entenda

Limão e iogurte são ótimas opções para acabar com os ácaros da sarna
Limão e iogurte são ótimas opções para acabar com os ácaros da sarna (Imagem: Reprodução/Freepik)

Portanto, acompanhe a seguir alguns desses produtos naturais e veja os benefícios para tratar sarna de cachorro. Veja:

  • Azeite – Para usá-lo no pet, basta aplicar uma fina camada nas áreas afetadas. O azeite sufocará os ácaros presentes, assim como também ajudará a hidratar a pele do animal, acalmando a coceira;
  • Aloe Vera – Muitas pessoas adoram usar aloe vera, pois assim, têm como tratar sarna em cachorro. O extrato da planta ajuda a acalmar a pele, reduzindo a coceira, bem como a irritação que os ácaros da sarna causam. Além disso, a aloe vera possui algumas qualidades antibacterianas leves, que podem auxiliar na prevenção do aparecimento de infecções. Entretanto, ao usar esse ingrediente topicamente nas áreas afetadas, será preciso usar um colar a fim de evitar que o animal lamba o produto, já que ele é tóxico.

Confira também:

  • Iogurte – O iogurte é outro remédio caseiro popular para sarna. Sua eficácia se dá por conta dos probióticos, pois ele sufoca a maioria dos ácaros da pele do seu pet. Provavelmente, ajuda também a hidratar um pouco;
  • Limão – Várias misturas de suco de limão e água às vezes são recomendadas para ter como tratar sarna em cachorro. Geralmente, são aplicadas topicamente na área afetada, uma vez que a acidez da mistura resultante matará os ácaros que vivem na pele do animal, eliminando também bactérias e fungos presentes por causa das propriedades antissépticas.

Nesse meio tempo, não se preocupe quando caso esse mal atinja seu pet. Tem como tratar sarna em cachorro com ingredientes simples, que provavelmente você já terá em casa. Apenas certifique-se de manter a saúde e o bem-estar do pet e esteja pronto para visitar o veterinário se as dicas não funcionarem como o esperado.

Continue lendo: Conheça as regras para viajar com animal de estimação

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here