Volta às aulas: retorno presencial em Minas Gerais tem regras divulgadas esta semana

Nesta terça (29/09), as regras para o retorno das aulas foram estabelecidas pelo Governo de Minas

0
124
Volta às aulas têm rígidos protocolos de segurança
Volta às aulas têm rígidos protocolos de segurança (Imagem: Reprodução/Anuar Donato)

Regras impostas pelo Governo de Minas Gerais para a volta às aulas foram publicadas na terça-feira (29/09). Entre elas estão o distanciamento entre alunos e a desinfecção de ambientes.

O protocolo sanitário que assegura o retorno dos alunos às escolas públicas e privadas do Estado está inserido no programa Minas Consciente. Todas as instituições para ensino superior têm a autorização para o funcionamento. Entretanto, escolas para educação básica só retornarão às atividades de ordem presencial após o dia 5/10.

Leia mais: Pitbull agredido em BH terá medida protetiva solicitada pelo MP que também denunciou o agressor

Volta às aulas com precauções no Estado de Minas

Carlos Amaral, Secretário de Estado da Saúde, disse, em entrevista coletiva, que algumas regras já são conhecidas. Cidades em onda amarela devem ter somente uma pessoa a cada 10 m². Já nas cidades em onda verde, são uma pessoa a cada 6m². Mas se, com o retorno das aulas presenciais, a região continuar na mesma onda por cerca de 28 dias, este critério diminuirá em uma pessoa por 4m².

Retorno das aulas presenciais poderá ser revisto a qualquer momento
Retorno das aulas presenciais poderá ser revisto a qualquer momento (Imagem: Reprodução/PBH)

Dessa forma, mesmo com o protocolo estando muito abrangente, obviamente poderá ser revisto, questionado e até mesmo alterado. Contudo, é mais adequado seguir o sentido da orientação quanto à volta às aulas mais de maneira segura e consciente, mantendo as medidas de cautela e prevenção contra o coronavírus.

Confira também: Como curar “escaras” rapidamente: conheça algumas dicas úteis para tratar o problema

Os protocolos das medidas sanitárias estabelecerão também outros critérios, tais como desinfecção de espaços, higienizações e preparo dos alimentos, orientação específica para pais, trabalhadores e alunos. O documento traz também informações acerca dos procedimentos adotados para surtos dentro do ambiente escolar.

A permissão para a volta às aulas foi anunciada no dia 23 de Setembro de 2020. Entretanto, em uma última instância, vai caber aos prefeitos das cidades a definição, se irão ou não, aderir ao retorno presencial, mesmo que estejam nas regiões autorizadas pelo governo de Minas. A população deve manter-se atenta em relação à reabertura das escolas.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here