Minoxidil faz milagres no crescimento dos cabelos; saiba mais

Uma medicação para tratamento de pressão alta com efeito colateral diversificado

0
163
O Minoxidil tem ótimos efeitos para crescimento de cabelo
O Minoxidil tem ótimos efeitos para crescimento de cabelo (Imagem: Reprodução/Freepik)

Muitas pessoas já ouviram falar no Minoxidil como medicação para pressão alta, mas, de repente, algumas pessoas passaram a usá-lo para crescimento dos cabelos. Entretanto, será que a mudança de funcionalidade dá certo mesmo?

Existe uma grande polêmica a respeito de seu uso, uma vez que o crescimento dos pelos pode não ser algo benéfico em alguns indivíduos. Assim, como as pessoas estão totalmente divididas acerca da efetividade do tratamento, o SaúdeLab vai apresentar nessa matéria todas as informações mais relevantes sobre o assunto. O que é, como usar, efeitos positivos e negativos, entre outras coisas. Confira!

Leia mais: Qual o Melhor Sérum Vitamina C para o Rosto? – Benefícios

A medicação Minoxidil

Minoxidil
Minoxidil faz milagres nos cabelos. Foto: Freepik

A princípio, o Minoxidil era indicado para o tratamento de indivíduos com problemas de pressão alta. Isso porque, entre suas ações, está a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o sangue que vai para o coração, diminuindo as chances de se ter um infarto. No entanto, um dos efeitos colaterais que mais chama a atenção é o crescimento de pelos no corpo.

Dessa forma, quando as pessoas descobriram esse potencial extra do medicamento, ele acabou deixando de ser usado na cardiologia, passando a ser usado para outros fins. Com estudos e pesquisas, sua fórmula foi alterada para um consumo seguro entre os usuários.

Como o medicamento age no crescimento dos cabelos?

Com o consumo, o Minoxidil vai agindo no organismo, alargando os folículos capilares, o que faz os pelos nascerem mais fortes e grossos. Ele também faz com que nasçam fios novos mais uniformemente e em maiores quantidades, portanto, a frequência de uso mantém um ciclo de crescimento regular.

Assim, fazer um tratamento com a medicação pode acabar com a calvície, impedindo queda de cabelo. Contudo, é importante ressaltar que o remédio tem atuação somente nos folículos vivos. Isso quer dizer que o resultado varia de pessoa para pessoa. A recomendação, nesses casos, é consultar o especialista antes de dar início ao tratamento para que, assim, ele analise o problema individualmente.

Confira também: Como escolher o melhor creme anti-idade – Review 2020

Como se dá o tratamento com o Minoxidil?

O Minoxidil pode ser usado de duas maneiras diferentes para fazer um tratamento capilar: a primeira é com a concentração mais forte de 5% e a segunda é a mais fraca com 2%. Quem deseja um resultado eficiente e rápido, a concentração mais forte é mais recomendada. A concentração de 2% é mais indicada para a manutenção do resultado.

A medicação é aplicada sobre a área onde se quer que o cabelo cresça, mas é preciso que o local esteja limpo e seco. As versões comuns do remédio são encontradas em spray e gotas. O tempo de tratamento é incerto, dependendo de caso para caso. Tanto por isso, o tratamento precisa ser contínuo, usado por duas vezes ao dia.

Contraindicações do medicamento

Em algumas situações, o medicamento não deve ser usado. Por exemplo:

  • Quando se tem queda repentina de cabelo;
  • Queda de pelo com motivo desconhecido;
  • Se já tiver outro tratamento capilar em andamento;
  • Couro cabeludo dolorido, irritado, bem como vermelho ou infeccionado;
  • Em bebês e crianças;
  • Gestantes ou lactantes;
  • Cardíacos.

Geralmente, efeitos colaterais comuns, tal como coceira e irritação podem acontecer na maioria dos casos. Entretanto, se os sintomas persistirem por muito tempo, deve-se suspender o tratamento e procurar o médico. A concentração a 5% contém álcool na formulação, portanto, pode irritar os olhos.

O consumo do remédio via oral pode causar:

  • Suor nos pés e mãos;
  • Fraqueza;
  • Vertigem;
  • Dor de cabeça.

Para evitar efeitos colaterais e resultados indesejados, aplique o Minoxidil somente na região que deseja que cresça o cabelo. Lave bem as mãos após o uso. Se for utilizar a solução à noite, é preciso aguardar em torno de 4 horas antes de dormir para a pele absorver a medicação e surtir bons efeitos.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here