O que fazer para aliviar dor de queimadura de sol? Descubra aqui

0
124
Como aliviar queimadura de sol
Como aliviar queimadura de sol. Foto: Shuttestock

Quem nunca exagerou na exposição solar e depois sentiu os efeitos na pele? Quando sentimos a ardência, a primeira coisa que pensamos é: como aliviar dor de queimadura de sol? Hoje o SaúdeLab vai te dar dicas muito boas para te dar uma mãozinha no bem-estar.

Mas antes, saiba que a queimadura de sol acontece quando sua pele é exposta a muita luz ultravioleta (UV) do sol. A luz ultravioleta é um comprimento de onda da luz solar. Existe a radiação ultravioleta A (UVA), que é o tipo que causa o envelhecimento da pele, e a radiação ultravioleta B (UVB), que causa queimaduras solares.

Leia mais: Melasma: Quais são as causas? Quais os tratamentos? Veja

Ambos podem resultar em câncer de pele, em casos de exposições contínuas sem proteção por longos períodos.

Há também a radiação ultravioleta C (UVC), embora a camada de ozônio bloqueie a maioria desses raios de atingir a Terra, de acordo com o National Cancer Institute.

Quando sua pele é exposta à luz ultravioleta, seu corpo tenta se proteger produzindo melanina, o pigmento escuro da camada externa da pele, que escurece um pouco a pele.

Se você estiver assando sob uma tonelada de luz ultravioleta, pode passar direto pelo limiar de bronzeamento, terminando com a vermelhidão, sensação de ardência ou coceira e inchaço que caracterizam as queimaduras solares.

Sua pele também pode ficar quente e ficar com pequenas bolhas. Se sua queimadura de sol for realmente intensa, você pode lidar com dores de cabeça, febre, náuseas e fadiga também.

Como aliviar as queimaduras de sol?

Sua pele pode queimar se receber muito sol sem a proteção adequada de protetor solar e roupas protetoras. Para ajudar a curar e aliviar a ardência na pele, é importante começar a tratar as queimaduras solares assim que for possível.

queimaduras de sol
Queimaduras de sol | Reprodução: Rawpixel

Uma vez dentro de casa, as dicas destes dermatologistas podem ajudar a aliviar o desconforto:

Tome banhos frios ou duchas frequentes para ajudar a aliviar a dor

Assim que você sair da banheira ou do chuveiro, seque suavemente, mas deixe um pouco de água na pele. Em seguida, aplique um hidratante para ajudar a reter a água na pele. Isso pode ajudar a aliviar a desidratação que ocorre nos casos de queimadura pelo sol.

Use um hidratante que contenha aloe vera (babosa) ou soja para ajudar a acalmar a pele queimada pelo sol

Faça uso de um hidratante de qualidade, sem parabenos, contendo ativos naturais e refrescantes. Aliás, não trate queimaduras solares com produtos contendo benzocaína, pois eles podem irritar a pele e piorar a situação. Loções com calamina como princípio ativo tendem a ser muito efetivos.

Beba bastante água

Uma queimadura solar atrai o fluido para a superfície da pele e afasta-o do resto do corpo. Assim, beber mais água quando estiver queimado de sol ajuda a prevenir a desidratação.

Outros cuidados com queimadura de sol

Tome cuidado extra para proteger a pele queimada de sol enquanto ela cicatriza. Use roupas que cubram sua pele quando estiver ao ar livre.

Os tecidos bem firmes funcionam melhor. Quando você segura o tecido contra uma luz forte, você não deve ver nenhuma luz passando.

Embora possa parecer uma condição temporária, a queimadura de sol, resultado da exposição excessiva da pele aos raios ultravioleta (UV) do sol pode causar danos duradouros à pele.

Esse dano aumenta o risco de uma pessoa ter câncer de pele, tornando fundamental proteger a pele do sol.

Veja também: Demaquilantes com excelente custo-benefício? Veja aqui

Gostou desta matéria? Compartilhe sua opinião conosco e nos siga em nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here