Quem recebe pensão por morte pode acumular recebimento de aposentadoria?

O acúmulo é permitido em alguns casos pelo INSS, no entanto, é necessário análise

0
834
Quem recebe pensão por morte pode acumular recebimento de aposentadoria?
Quem recebe pensão por morte pode acumular recebimento de aposentadoria?

Os aposentados e os pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são dois tipos diferentes de beneficiários da Previdência Social. Nesse sentido, uma pergunta que ainda é comum: quem recebe pensão por morte pode acumular o recebimento de aposentadoria?

O acúmulo de benefícios é permitido em alguns casos pelo INSS, cabendo analisar se ele se estende à aposentadoria e pensão por morte.

Assim, abaixo confira quais são os requisitos da pensão por morte e se ela admite ser acumulada com outros benefícios previdenciários.

Também veja: Desempregado tem direito ao auxílio-doença? Entenda

INSS: quem recebe pensão por morte pode acumular recebimento de aposentadoria?
INSS: quem recebe pensão por morte pode acumular recebimento de aposentadoria?

Quem recebe pensão por morte pode acumular com recebimento de aposentadoria?

Sim. É possível que o beneficiário de pensão por morte mantenha esse benefício ao mesmo tempo em que se aposenta perante a Previdência Social.

Assim, são mantidos dois pagamentos mensais, um decorrente da pensão e outro decorrente da aposentadoria. Igualmente, também serão pagos 02 décimos terceiros anualmente, um para cada benefício.

O que é a pensão do INSS?

Esse é o benefício que é pago para os dependentes de segurado do INSS que tenha falecido ou tenha a morte declarada judicialmente, em razão de desaparecimento.

Quem recebe pensão por morte?

Conforme apontado acima, os beneficiários deste auxílio do INSS é pago aos dependentes de segurados. Assim, eles podem ser:

  • Cônjuge ou companheiro do trabalhador falecido;
  • Filhos e enteados menores de 21 anos ou sem limite de idade quando forem considerados inválidos, desde que não emancipados;
  • Pais;
  • Irmãos não emancipados e até 21 anos ou sem limite de idade quando declarados como inválidos.

Continue lendo: Abono extra do INSS foi aprovado? Entenda aqui

Quem preenche os requisitos e recebe pensão por morte pode requerer e acompanhar o benefício por meio do aplicativo ou site da Previdência Social, o portal Meu INSS. Para tanto, será necessária a apresentação de uma série de documentos, como a certidão de óbito ou sentença de declaração de morte, bem como comprovações da dependência econômica.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here