Hoje é dia do Agente Comunitário de Saúde: os profissionais se destacam em meio à pandemia do Coronavírus

Este profissional ganha força à medida que os sistemas de saúde buscam formas de controlar custos, reduzir internações.

0
119
Dia do Agente Comunitário de Saúde
Dia do Agente Comunitário de Saúde . Foto: MS

No dia 04/10 é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde.  E em meio a pandemia do Coronavírus esse profissional tem ganhado destaque devido a sua importância nas comunidades. Principalmente nos bairros esses profissionais têm relevância devido ao papel que desempenham.

Por isso, hoje no SaúdeLab falamos mais Agente Comunitário de Saúde e a sua atuação durante à pandemia do Coronavírus.

Leia também: Spray com nanopartículas de prata é o novo aliado contra o Coronavírus

Importância do Agente Comunitário de Saúde (ACS) para o SUS

Agente Comunitário de Saúde
Agente Comunitário de Saúde. Foto: MS

Devido a sua importância, o portal da Fiocruz fez uma matéria relacionando esse profissional como um educador em saúde. O Brasil conta hoje com mais de 286 mil agentes comunitários de saúde integrados ao programa nacional de atenção básica à saúde.

A professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), Marcia Valéria Morosini disse o seguinte sobre o Agente Comunitário de Saúde (ACS):

“As práticas educativas que ele [ACS] realiza diariamente nos diferentes territórios, no contato cotidiano com os moradores, especialmente no contexto das visitas domiciliares, são um meio importante de divulgação de informações seguras, tanto para a prevenção das doenças quanto para a promoção da saúde”.

Já em informação à Agência Fapesp Gabriela Lotta, pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) explicou que:

“Já em março, pesquisadores do Imperial College London apontaram o Brasil como forte candidato a dar uma boa resposta à pandemia. De acordo com eles, o enfrentamento com base nas ações, estrutura e na capilaridade dos agentes comunitários poderia servir de exemplo para outros países”.

E ainda afirmou da relevância desses profissionais no combate ao Coronavírus:

“Os agentes comunitários só passaram a ser considerados trabalhadores essenciais para o controle da doença em julho. Como nem sequer eram considerados profissionais de saúde, não receberam equipamento de proteção individual, para citar um exemplo”, acrescenta.

Confira tambémCoronavírus: dengue pode criar imunidade ao vírus; entenda

Atuação dos Agentes Comunitários de Saúde

Esses profissionais de saúde pública da linha de frente entendem as necessidades únicas de suas comunidades carentes – desde as barreiras do idioma à falta de transporte ou acesso a alimentos saudáveis. 

Eles se concentram em construir confiança aplicando seu conhecimento especial da língua e / ou cultura para melhorar o conhecimento sobre saúde e, por fim, melhorar a saúde.

Muitas barreiras impedem o acesso às consultas médicas, e os profissionais de saúde muitas vezes não estão cientes dessas questões ou não são capazes de ajudar.

Dessa forma, os agentes comunitários de saúde são os “pés no chão” que ajudam os pacientes a acessar os serviços de que precisam.

Os trabalhadores comunitários de saúde também podem fornecer serviços diretos, como aconselhamento informal, coordenação de cuidados e exames de saúde – o que for necessário para tornar as pessoas mais saudáveis ​​e com mais poderes para cuidar de sua saúde.

Dessa forma, os agentes comunitários de saúde participam de equipes multidisciplinares, em sessões de grupo ou individualmente em domicílios e ambientes comunitários.

Eles podem atuar como gerentes de caso e coordenar o atendimento; conduzir promoção e treinamento de saúde; ajudar as pessoas a navegar no sistema de saúde e servir como uma ponte entre os residentes locais e outros profissionais de saúde ou serviços sociais.

Portanto, são profissionais que fortificam ações na comunidade garantindo mais saúde para a população.

Leia agora: Para evitar desconfiança na vacina contra o Coronavírus farmacêuticas lançam comunicado

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter  e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here