Aulas em BH suspensas: contágio por Covid-19 continua subindo e justiça intervém. Entenda

0
84
Covid-19: Contágio continua subindo em BH e justiça suspende retorno das aulas; entenda / Fonte: Brasil de Fato
Aulas em BH suspensas: contágio por Covid-19 continua subindo e justiça intervém. Entenda/ Fonte: Brasil de Fato

A pandemia por Covid-19 atrasou a volta às aulas das escolas estaduais de Belo Horizonte (MG). A previsão era de retornarem em 19 de Outubro/2020, mas a justiça cancelou a ação por tempo indeterminado.

Entretanto, a decisão que foi do desembargador Bitencourt Marcondes, atende a um pedido de Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUte), que está preocupado com os índices de mortes e contágio da doença, ainda sem controle, no Estado.

De acordo com a instituição, estes indicadores continuam altíssimos e por isso, os colégios “em sua maioria, não possuem estrutura mínima para o retorno com segurança”.

Salas vazias por causa da C?ovid-19 / Foto: Reprodução internet
Salas vazias por causa da Covid-19 / Foto: Reprodução internet

Leia também: Teste rápido mais barato da COVID-19 tem patente apresentada pela UFMG

Por outro lado, o governo estadual sempre frisou que a decisão de abrir ou não as escolas seria dos prefeitos e cada família poderia optar por mandar ou não o estudante às escolas. Além disso, também foi reforçado que o retorno será gradual e não obrigatório.

Covid-19 em Minas Gerais

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura da capital mineira nesta terça-feira (6),a transmissão da Covid-19 continua subindo. Em média, 100 pacientes passam o vírus para 105 pessoas. Aliás, essa dado é muito preocupante.

Por outro lado, a ocupação de leitos reservados a pacientes com Covid-19 continua sob controle. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s),  38,9% das vagas estão ocupadas, e quanto à enfermaria, a taxa é de 34,7%.

Leia também: COVID-19: família de uma favela em Belo Horizonte não tem como lavar suas mãos

Até esta terça-feira, só na capital foram confirmados 43.543 casos da doença por Covid-19, dos quais  2.433 ainda seguem em acompanhamento. Além disso, a cidade também registrou 1.300 mortes por Covid-19, até o momento.

Contudo, 82% das pessoas que vieram a óbito na cidade tinham mais de 60 anos de idade. Entre elas, 33 sem registro de comorbidade ou fatores de risco.

Cuidados para retornar à rotina / Foto: Internet
Cuidados para retornar à rotina / Foto: Internet

O outro lado

A Secretaria Estadual de Educação (SEE) informou, por meio de nota, que ainda não foi notificada oficialmente sobre a decisão. Porém, o governo destacou que criou um protocolo sanitário com orientações para evitar a transmissão do Covid-19 nas escolas.

Além disso, também foram elaborados questionários para checar se todas as exigências e medidas de segurança estão sendo seguidas e cumpridas.

“O checklist será assinado pelos diretores e validado pelos inspetores escolares do estado, com o objetivo de garantir a disponibilidade de álcool, sabonete líquido e máscaras, EPI’s para funcionários, bem como a organização das escalas, considerando os parâmetros de distanciamento”, informou o órgão.

Fonte: Hoje em Dia

Gostou desta matéria? Deixa seus comentários e compartilha com seus contatos.

Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here