Ações do Outubro Rosa em BH: a importância da campanha de conscientização

Movimento em todas as regiões da cidade objetiva o alerta e conscientização

0
125
Iluminação de BH
Ações do Outubro Rosa em BH: a importância da campanha de conscientização (Imagem: Reprodução Internet)

No dia 1º deste mês começaram as ações do Outubro Rosa em BH, bem como em diversas partes no mundo todo. Essas ações voltadas para o Movimento têm como objetivo o alerta de toda a população acerca de uma das doenças que mais atinge e mata mulheres: o câncer de mama. A conscientização sobre a importância da prevenção e de um diagnóstico precoce é o que motiva o SES (Secretaria de Estado da Saúde) de Minas a continuar mantendo a tradição.

Esse Movimento realmente vem marcando o Estado, com parcerias de organizações públicas e privadas. Por exemplo, neste ano de 2020, sete cidades mineiras, entre elas Belo Horizonte, tiveram seus monumentos públicos e seus prédios iluminados. Esse acontecimento se deu por conta da abertura oficial do Outubro Rosa, que ocorreu na terça-feira (06/10) na frente do Museu de Artes e Ofícios.

Leia mais: Outubro Rosa: as consequências da pandemia para as pacientes que estão em tratamento contra o câncer

Ações do Outubro Rosa em BH são coordenadas pela Secretaria de Saúde do Estado

O Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama traz novidades em 2020. Entre as ações do Outubro Rosa em BH, Antônio Jorge, Secretário de Saúde, destaca uma faixa etária diferenciada para se realizar a mamografia. Anteriormente, o público-alvo desse exame eram mulheres que tinham idade entre 45 até 69 anos. Entretanto, agora ampliou-se o recorte, com a mamografia podendo ser feita tão logo se complete 40 anos.

Iluminar as fachadas de rosa é apenas uma das ações para chamar a atenção para a importância da prevenção contra o câncer de mama
Iluminar as fachadas de rosa é apenas uma das ações para chamar a atenção para a importância da prevenção contra o câncer de mama (Imagem: Reprodução/Estado de Minas)

Essa mudança tem por objetivo a proposta do diagnóstico precoce do câncer de mama. Dessa forma, haverá a possibilidade de se aumentar, em um número considerável, as chances para a obtenção da cura sem nenhuma sequela, bem como a reversão da mortalidade.

Confira também: Mulheres que venceram o câncer de mama: conheça histórias de superação

Surgido em Nova York no ano de 1990, com a Corrida pela Cura, o Movimento Outubro Rosa distribuiu pela primeira vez nessa época os lacinhos rosas. O intuito era conscientizar toda a população a respeito da importância de se diagnosticar precocemente a doença.

Outubro Rosa
Ações do Outubro Rosa em BH: a importância da campanha de conscientização (Imagem: Stock)

Um tempo depois, outros locais dos EUA passaram a promover trabalhos neste sentido. Assim, outubro passou a ser o mês oficial da campanha. Foi então que as ações do Outubro Rosa em BH ganharam força para que mais mulheres possam se prevenir e serem diagnosticadas a tempo de um tratamento mais ameno.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here