Massagem Shiatsu: o que é, quais suas origens, como funciona e quais os benefícios

A massagem shiatsu é incrível, saiba todos os benefícios

0
97
massagem shiatsu
Benefícios da Massagem Shiatsu. Foto: Envato

A massagem Shiatsu corresponde a uma técnica de terapia holística na qual intenciona-se promover o equilíbrio entre o corpo e a mente. Trata-se de uma técnica milenar, onde se aplica pressão em pontos específicos do corpo, classificados como sendo estratégicos. Esses pontos recebem o nome de meridianos e são os mesmos da acupuntura.

O Shiatsu iniciou a trajetória de sua existência na China. Aliás, muitas metodologias terapêuticas foram encaminhadas ao Japão pela China. Um dos principais métodos levados para lá foi o Tao Yinn, que mistura alguns tipos de movimentos com automassagem. No século VI, os japoneses aprimoraram essa técnica.

Leia ainda: Tipos de massagem: saiba agora quais são e os benefícios de cada uma

Como funciona uma sessão de massagem Shiatsu?

massagem shiatsu como funciona
Massagem Shiatsu: o que é, quais suas origens, como funciona e quais os benefícios. Fonte da imagem: Freepik

Antes de tudo, para a realização da massagem Shiatsu, é importante que a pessoa tenha se alimentado bem duas horas antes da sessão e esteja com uma roupa confortável. O paciente precisa estar deitado e com o corpo o mais relaxado possível.

Com a ajuda de óleos essenciais, o terapeuta usa os dedos, as palmas das mãos, as mãos como um todo, os cotovelos e até mesmo os joelhos para pressionar pontos específicos do corpo, que recebem nessa técnica o nome de meridianos.

Leia ainda: Os benefícios da fitoterapia chinesa para a saúde em geral; conheça mais

Aliás, esses toques, essa pressão que é feita nos meridianos normalmente é profunda, firme e relaxada. Cabe ressaltar que quando um ponto de pressão apresenta-se sensível ou flácido isso significa que ele está carente de energia. Por outro lado, quando ele está dolorido e tensionado, quer dizer que ele está com um excesso de energia.

Cada sessão dessa massagem dura aproximadamente 60 minutos. No entanto, a frequência dependerá de cada pessoa, o que será devidamente avaliado pelo terapeuta após uma consulta diagnóstica. Geralmente, recomenda-se no mínimo uma vez por semana, podendo ser mais de acordo com a necessidade.

Os benefícios da técnica milenar de massagem sino-nipônica

A propósito, a massagem Shiatsu pode ser utilizada em conjunto com outras terapias holísticas ou até mesmo complementando formas convencionais de tratamento. Essa técnica traz uma série de benefícios para saúde. O efeito da pressão dos dedos/mãos proporciona uma melhora na circulação sanguínea e uma maior oxigenação.

Além disso, essa pressão com as mãos reduz a tensão muscular e diminui o estresse. Agora, o efeito do movimento de alongamento é, além da oxigenação do corpo e maior flexibilidade, a liberação do diafragma, o que promove uma melhoria no sistema pulmonar.

Leia ainda: Thetahealing: saiba o que é e como essa técnica de cura energética pode te ajudar

Ademais desses benefícios, outros que podem ser citados são:

  • Diminuição da pressão arterial;
  • Elevação do nível de endorfina;
  • Redução da fadiga muscular;
  • Melhora da postura do corpo;
  • Equilíbrio do fluxo de energia;
  • Regulação dos problemas do sono;
  • Melhoria na respiração;
  • Aumento da imunidade.

A Massagem Shiatsu traz muitos benefícios para o bem-estar, experimente essa técnica para o seu bem-estar.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here