Vacina falsa contra a Covid-19 deixa ANVISA em estado de alerta; entenda

0
196
Alerta: Vacina falsa contra a Covid-19 deixa ANVISA em estado de atenção; entenda / Foto: Pixabay
Alerta: Vacina falsa contra a Covid-19 deixa ANVISA em estado de atenção; entenda / Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encaminhou à Polícia Federal denúncia de uma vacina falsa contra a Covid-19, esta semana.  A imunização fake era oferecida em Niterói, Rio de Janeiro.

Já nesta quinta (08.10), a Polícia Federal (PF) acatou a denúncia da vacina falsa e cumpriu mandado de busca e apreensão em uma empresa que pretendia comercializar o antígeno.

Segundo a polícia, a companhia estava anunciando a comercialização de lotes da vacina supostamente produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a Astrazeneca.

Leia também: Vacina: Brasil terá a maior fábrica do continente; entenda

No entanto, a denúncia que foi apresentada em 25 de setembro, levou este intervalo de tempo para ser analisada e encaminhada posteriormente às autoridades. Por meio de comunicado, a Anvisa frisou que no momento não há nenhuma vacina sendo comercializada e aplicada contra o novo Coronavírus.

Vacina Falsa / Foto: Reprodução internet
Vacina Falsa / Foto: Reprodução internet

Informações oficiais sobre a vacina falsa; entenda

Todavia, o suposto golpe da vacina no Rio de Janeiro acendeu o alerta da Agência, que negou ter tomado conhecimento de outros anúncios da vacina falsa pelo País.

O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, diz que “Foi a primeira vez, espero que seja a última, porque isso é abusar da fé pública”, exclamou.

Por outro lado, a Anvisa afirma que é necessário chamar à atenção das pessoas, para que não caiam neste tipo de golpe. Portanto, saiba que não há vacina contra o novo Coronavírus à venda no Brasil.

“Até que seja autorizado pela Anvisa, o cidadão não deve comprar e utilizar qualquer vacina que tenha alegação de prevenir a Covid-19”, diz o comunicado da Agência.

Leia também: Trump deixa hospital após ser internado com Covid-19; confira

Além disso, Torres ainda disse que, apesar das recorrentes informações sobre a inexistência da vacina, a expectativa de comprar o produto acabava atraindo as pessoas para o golpe.

“Era um grupo que estava prometendo vender essas vacinas. Uma falsa promessa. Inicialmente, um esquema fraudulento por completo. Era uma falsa expectativa de comprar uma vacina”, afirmou.

Para ele, “O mais importante é alertar que se algum site, propaganda, oferecer algo como ‘compre aqui a vacina contra a Covid’, as pessoas denunciem, porque é crime”, complementou.

Lembrando que qualquer suspeita de fraude ou golpe, ou propaganda enganosa sobre vacina falsa de Covid, deve ser formalizada por meio dos canais oficiais da Anvisa.

Fonte: ICTQ  e Anvisa

Gostou da matéria? Siga nossas redes sociais no Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here