Atenção primária é parte essencial do SUS e pode salvar vidas. Conheça mais sobre ela

0
165
Atenção primária é parte essencial do SUS e pode salvar vidas. Conheça mais sobre ela (imagem reproduzida da internet)

Você conhece a Atenção Primária do sistema público de saúde? Ela corresponde à primeira fase de atendimento médico e sua função é preventiva. Dessa maneira, garante-se o acompanhamento dos pacientes com exames de rotina e direcionamentos para uma vida saudável.

O atendimento do tipo primário, portanto, é de grande valia na medida em que oferece um acompanhamento à população. Ele pode evitar o desenvolvimento de doenças graves e auxilia na conscientização sobre prevenção e promoção de saúde das comunidades.

Abaixo, conheça mais sobre a Atenção Primária, seus serviços e como a correta implementação deles é essencial para a garantia dos direitos básicos à saúde.

Também veja: Inclusão de novos medicamentos no SUS: projeto de lei solicita inclusão de psicofármacos

Atenção primária
O atendimento primário inclui o atendimento domiciliar e acompanhamento da população para fins de prevenção e conscientização. (Imagem: O Globo)

Atenção primária garante acesso à saúde

Esse tipo de atenção corresponde ao acompanhamento médico que é muito mais voltado à prevenção e desenvolvimento saudável dos indivíduos do que propriamente ao tratamento de doenças.

O ponto crucial referente a esse atendimento envolve toda a equipe multiprofissional, pois que ele é prestado por profissionais da saúde, de várias categorias e especialidades, entre elas,  Médico, Enfermeiro, Agente Comunitário de Saúde, por exemplo. Seu enfoque, assim, é comunitário e voltado às famílias.

Portanto, a Atenção Primária inclui ao mesmo tempo os exames periódicos preventivos e o aconselhamentos diversos. Dentre as questões abordadas estão a higiene básica, cuidados com a saúde bocal e alimentação.

Ainda, esse conceito inclui na mesma medida o saneamento básico que é essencial para o desenvolvimento saudável da sociedade. Dessa maneira, até mesmo os cuidados em relação à prevenção da Dengue, recolhimento do lixo, controle de vetores de doenças transmissíveis, entre outros.

Os profissionais que trabalham com a atenção primária buscam, portanto, o fortalecimento da autonomia e do auto cuidado. Isso se dá por meio do acompanhamento de problemas comumente encontrados pela população e ao aconselhamento para evitá-los ou contorná-los.

Principais atividades do atendimento primário

Atenção primária é parte essencial do SUS e pode salvar vidas. Conheça mais sobre ela (imagem: reprodução internet

São várias as funções exercidas pelos profissionais de saúde que trabalham nessa área. Aliás, são inúmeros os deveres que eles assumem com a sociedade, uma vez que o seu trabalho é essencial.

Dessa forma, a Atenção Primária inclui os seguintes serviços:

  • Educação sobre cuidados básicos em escolas;
  • Aconselhamento sobre higiene geral e dental;
  • Visitas a pessoas acamadas;
  • Orientação nutricional;
  • Combate à dengue;
  • Realização de exames periódicos preventivos e acompanhamento do paciente.

Ainda, os serviços prestados pela Atenção Primária são realizados nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Ali atuam médicos da medicina geral e familiar.

Além disso fazem parte igualmente desse tipo de atendimento a Equipe da Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Importância da Atenção Primária para a saúde pública

Conforme visto acima, são diversificados os serviços prestados por esse tipo de atendimento. Todos eles são essenciais para o desenvolvimento social. Vale lembrar que o acesso à saúde é para todos e o Ministério da Saúde ampara o cidadão com legislação específica para garantir todos os direitos da população.

A importância dele, assim, é resguardada pelo caráter preventivo. A Atenção Primária é capaz de evitar doenças e de diagnosticá-las desde logo, melhorando e otimizando os serviços prestados pela saúde pública.

Confira agora: Alice Bastos Neves: jornalista apresenta série de reportagens especiais sem peruca no mês do Outubro Rosa

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here