Saiba o que é a Terapia Bioenergética e quais os benefícios que ela proporciona

0
140
Saiba o que é a terapia bioenergética e quais os benefícios que ela proporciona
Saiba o que é a Terapia Bioenergética e quais os benefícios que ela proporciona. Fonte da imagem: GreenMe Brasil/Reprodução

A Terapia Bioenergética constitui-se em uma modalidade de psicoterapia profunda analítica, de caráter igualmente corporal e relacional. Ela se enquadra na categoria das terapias holísticas, por nutrir uma perspectiva integral sobre o ser humano, unindo o aspecto físico com o mental e emocional.

Em outras palavras, de acordo com os terapeutas dessa abordagem, aquilo que afeta a mente também afeta o corpo e vice-versa. Primordialmente, ela foi criada por  Alexander Lowen. Além disso, tem suas bases nos trabalhos de Wilhelm Reich. Confira adiante quais os benefícios dessa terapia e como funciona uma sessão prática dela.

Leia ainda: Massagem Shiatsu: o que é, quais suas origens, como funciona e quais os benefícios

Quais são os benefícios da Terapia Bioenergética?

terapia bioenergética benefícios
Saiba o que é a terapia bioenergética e quais os benefícios que ela proporciona. Fonte da imagem: Namastê/Reprodução

A Terapia Bioenergética ajuda na liberação de tensões dos músculos, promove uma sensação de relaxamento, bem-estar e traz novos aprendizados na vida intrapessoal bem como nas relações com outras pessoas.

Sem sombra de dúvida, por trabalhar tão fortemente com a questão do corpo, essa modalidade terapêutica ajuda no desenvolvimento de uma consciência corporal mais profunda. Com isso, a pessoa percebe melhor as contrações dos músculos e, consequentemente, entende a conexão delas com o estado emocional.

Leia ainda: Thetahealing: saiba o que é e como essa técnica de cura energética pode te ajudar

Mas, conforme citado anteriormente, essa técnica vai trazer benefícios para o aspecto mental e emocional do indivíduo também. Com efeito, ela ajuda a pessoa a compreender melhor os seus estados emocionais, a modificar padrões nocivos de comportamento, a libertar-se da repressão mental/emocional que sofreu durante a vida.

Ou seja, todos os bloqueios emocionais originados a partir de situações ruins as quais o paciente vivenciou são devidamente desfeitos com o auxílio desse tipo diferenciado de terapia integrativa.

Como funciona, na prática, uma sessão dessa modalidade terapêutica?

No aspecto prático, a Terapia Bioenergética corresponde a uma série de movimentos e exercícios realizados de forma harmônica com a respiração. Aliás, esses exercícios são aplicados em todas as partes do corpo, tais como o peito, as pernas, os pés, o quadril, o pescoço e o diafragma.

Ademais, são feitos igualmente exercícios respiratórios e massagens próprias dessa abordagem. Entretanto, pode-se adicionar outros tipos de técnicas também, como a yoga, a acupuntura, a meditação, aromaterapia e assim por diante.

Leia ainda:4 tipos de meditação para conhecer e praticar todos os dias

É interessante pontuar que é muito comum, durante a realização dos exercícios, a pessoa ter as reações emocionais mais variadas possíveis: choro, risada, arrepios, gritos, medo, tremor, acesso de raiva, entre outras.

Gostou desta matéria? Deixa seu comentário e compartilha também com seus contatos!

Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here