Gosta de filmes? Saiba como a filmeterapia pode ajudar sua saúde mental

0
128
filmeterapia
Conheça a filmeterapia e veja como a 7ª arte pode ajudar sua saúde mental (Imagem: Quizlandia)

Você sabia que é possível ver filmes e ao mesmo tempo cuidar da mente como se fosse uma verdadeira sessão terapêutica? Pois é, isso que alguns especialistas defendem e indicam a filmeterapia. Eles apostam na sétima arte como uma ótima forma de manter a mente equilibrada.

Os benefícios do uso de filmes para realização de terapia são inúmeros. Eles ocorrem principalmente pelo fato de que podem levar o espectador a vivenciar experiências por meio dos personagens.

Afinal, o que não faltam em filmes são emoções e histórias que vão da agonia ao êxito e que envolvem diversas situações inusitadas e, ao mesmo tempo, típicas do dia a dia. Então, continue lendo para conhecer mais sobre como a sua sessão pipoca pode se transformar em uma terapia para a mente.

Também veja: Saiba quais são as terapias holísticas gratuitas disponibilizadas no SUS

filmeterapia
O filme Extraordinário (2017) é um ótimo exemplo de como é possível desenvolver empatia e emoções por meio de obras cinematográticas. (Imagem: G1)

Filmeterapia: o que é e como pode ser praticada?

Essa técnica terapêutica trabalha de forma a analisar as obras da sétima arte muito além da mera diversão. Isso, pois, elas podem despertar sentimentos, reflexões e até mesmo reviver momentos da vida do espectador, e certamente leva a reflexão e rever a vida.

Portanto, os filmes podem promover a auto compreensão, conexões e conclusões. Contudo, é crucial que realmente se prepare para ver o filme. Ou seja, nada de mexer no celular ou se distrair com questões do dia a dia durante a sessão!

Além disso, outra dica é que a filmeterapia lhe permite passar por diversos gêneros cinematográficos que podem ser advindos de inúmeros países. Portanto, não existe um gênero certo ou errado, mas filmes que despertam emoções e gatilhos mentais de formas diferenciadas.

Como os filmes atual em favor do equilíbrio e saúde da mente?

Existem diversos pontos que tornam a sessão de cinema (seja em casa ou nas salas especializadas) especiais para a mente. Assim, a filmeterapia pode auxiliar o expectador para muito além de conceder diversão e distração pelos seguintes motivos:

  • Ajuda a reduzir os níveis de ansiedade;
  • Promove relaxamento;
  • Auxilia no desenvolvimento da empatia, uma vez que o espectador se vê diante de situações enfrentadas pelos personagens que diferem de sua realidade;
  • Ainda, a filmeterapia estimula a criatividade;
  • Gatilhos mentais de autoconhecimento causados pelas emoções sentidas ao ver as obras.

Dessa maneira, são inúmeros os benefícios que assistir filmes pode trazer à saúde mental de toda família.

Filmeterapia familiar
Conheça a filmeterapia e veja como a 7ª arte pode ajudar sua saúde mental (Imagem: Freepik)

Filmes para praticar a Filmeterapia

Selecionamos alguns filmes e séries que podem ser ótimos para praticar a terapia por meio das obras cinematográficas. Aliás, a maioria deles é encontrada nos streamings (plataformas) mais populares, disponíveis na inter

  • As vantagens de ser invisível (2012): baseado em um livro lançado na década de 1990, esse filme fala sobre problemas causados na adolescência e principalmente sobre não se sentir parte de um lugar. Também aborda doenças psicológicas, relações familiares e amizade.
  • Extraordinário (2017): esse filme com certeza merece uma sessão de filmeterapia! Com grandes estrelas no elenco, como Julia Roberts, a história envolve amizade, bullying, diferenças e amadurecimento.
  • Intocáveis (2011): filme francês emocionante que conta como uma parceria inimaginável entre pessoas muito diferentes alcançou sucesso. Fala sobre deficiência, empatia, capacitismo e diferenças sociais.
  • Conta comigo (1986): filme baseado em um conto de Stephen King, fala sobre empatia, amadurecimento e companheirismo.
  • This is Us (2016 – Atualmente): série que acompanha a história da família Pearce e seus desdobramentos. Envolve questões sobre sexualidade, adoção, racismo, maternidade e paternidade, perdas e outros.
  • Divertidamente: animação da Pixar que já levou muitas pessoas às lágrimas, o filme é uma sessão de filmeterapia ao discutir os sentimentos e a importância de cada um deles para o desenvolvimento e equilíbrio.
  • História de um casamento (2019): Lançada no ano passado, a obra apresenta os deslindes de um divórcio e de como ele afeta as pessoas envolvidas.

Confira agora: 3 dicas de terapias alternativas para a saúde da mulher

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes Sociais: Facebook, InstagramTwitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here