Hoje 11/10 é o Dia Nacional da Obesidade; condição é fator de risco para Covid-19

Os cuidados com a alimentação equilibrada devem ser contínuos

0
57
dia nacional da obesidade
Hoje 11/10 é o Dia Nacional da Obesidade; Condição é fator de risco para Covid-19 (Imagem: Notícias de Minuto)

Hoje, dia 11 de outubro, é o Dia Nacional da Obesidade. Mundialmente a data foi alterada para o dia 4 de março. Ela é importante na medida em que ressalta os perigos à saúde causados pela obesidade, assim como para divulgar ações preventivas.

São várias as doenças cujo risco de incidência aumenta em um paciente obeso. Isso, pois, o sobrepeso aumenta a probabilidade de inflamação das células. Ao mesmo tempo, isso aumenta os riscos de morte das pessoas obesas em caso de infecção por Covid-19.

Abaixo, veja como a pandemia criou um novo fator de risco para os obesos e quais são os cuidados que são ressaltados pelo Dia Nacional da Obesidade em busca da melhoria da saúde da população.

Também veja: Guia de especificações de Ingredientes Alimentares: Anvisa divulga edição revisada

dia nacional da obesidade
A prática de exercícios físicos é uma das formas de combate à obesidade e melhoria do sistema imunológico. (Imagem: Secad)

Dia Nacional da Obesidade traz luz aos riscos da condição perante o Covid-19

Estima-se que atualmente 600 milhões de adultos no mundo todo sejam obesos. Por outro lado, entre as crianças a incidência da obesidade soma 100 milhões de vítimas. Infelizmente, essa condição aumenta de sobremaneira o risco em contrair doenças graves e este ano a lista delas ganhou um novo item.

Isso, pois, atualmente o mundo enfrenta uma pandemia de Covid-19. A doença respiratória afeta com maior intensidade alguns grupos considerados de risco e dentre eles estão os obesos, além de idosos e pessoas com alguns tipos de doenças prévias.

Por isso o Dia Nacional da Obesidade se faz ainda mais importante em 2020. A condição é causada pelo sobrepeso que geralmente é consequência da alimentação desequilibrada e da ausência de exercícios físicos. Contudo, ela também possui outras causas.

Segundo um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, pessoas consideradas obesas tem 113% mais chance de serem hospitalizadas em razão do vírus frente às pessoas com peso controlado. Em relação ao óbito esse risco aumenta em 48%.

Além disso, é inegável que o distanciamento social necessário para contenção da pandemia mudou hábitos e agravou outros considerados ruins. Por exemplo, muitos deixaram de fazer exercícios físicos, sendo que a alimentação também sofreu alterações.

Obesidade é fator de risco para diversas doenças

O Dia Nacional da Obesidade traz à luz importantes questões sobre os cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos. Isso, pois, a condição de sobrepeso aumenta os riscos de incidência de doenças cardíacas, assim como de colesterol alto, diabetes e gordura no fígado, entre outros.

Contudo, conforme a médica endocrinologista Maria Cecília Fittipaldi, mesmo sem essas doenças o risco de morte pelo Covid-19 ainda é alto para essas pessoas. Obesos têm, naturalmente, o aumento de inflamação no organismo, o que enfraquece o sistema imunológico.

Assim, o Dia Nacional da Obesidade busca conscientizar e colocar em prática formas de prevenção ao sobrepeso e de luta contra ele. Para tanto, é indicada a adoção de uma dieta rica em verduras, frutas e legumes, evitando-se alimentos ultra processados.

Ainda, o cuidado com o consumo de sal e o abandono do sedentarismo são essenciais para que se evite a obesidade.

Confira agora: Precisa de vitamina D? Saiba como usar o sol a seu favor

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here