Quando será retomada a prova de vida do INSS? Saiba os detalhes

Esse é um requisito para que os beneficiários mantenham o recebimento dos valores pagos pela Previdência Social

0
300
prova de vida do INSS
Quando será retomada a prova de vida do INSS? (Imagem: Foregon)

Quando será a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? Esse é um requisito para que os beneficiários mantenham o recebimento dos valores pagos pela Previdência Social. Contudo, seu cumprimento está suspenso desde março e é decorrente da pandemia de Covid-19.

A princípio, a retomada da prova de vida estava prevista para ocorrer em julho. Entretanto, o cenário criado pela pandemia não permitiu que essa previsão fosse cumprida. Dessa maneira, houve mais dois adiamentos.

Abaixo, confira quando deverá ser retomada a necessidade de realização desse requisito e quando será a prova de vida do INSS.

Leia também: FGTS Emergencial nascidos em junho já está disponível para saque; Confira

prova de vida do INSS
O adiamento da prova de vida decorre da necessidade de evitar expor os beneficiários da Previdência a aglomerações causadas por filas. (Imagem: Agência Brasil)

Quando será a prova de vida do INSS?

Conforme já citado, a princípio a retomada da exigência de cumprimento ao requisito seria realizada em julho. Isso, porém, não ocorreu, havendo novos adiamentos para julho e setembro.

A última previsão, aliás, indicada que a exigência seria retomada ainda na metade de setembro. Entretanto, novamente isso não foi possível.

Dessa forma, a prova de vida do INSS ficará suspensa até o final desse mês, no dia 31 de outubro. Portanto, a retomada da exigência do requisito está prevista para o dia 01º de novembro. Isso, no entanto, corresponde apenas a uma expectativa, havendo possibilidades de novos adiamentos.

Pandemia afetou funcionamento do INSS

Não foi apenas a prova de vida que foi afetada durante a pandemia, porém, os atendimentos presenciais, por exemplo, somente foram retomados no mês passado e, ainda assim, de maneira limitada.

Atualmente apenas alguns tipos de atendimentos podem ser realizados pessoalmente e eles devem ser previamente agendados no portal Meu INSS. Além disso, a prova de vida do INSS está passando por testes para se tornar digital nesse mesmo aplicativo.

Essa alteração, contudo, depende do sucesso da fase de testes da Previdência Social, que conta com cerca de 500 mil beneficiários que foram previamente intimados para participar dela.

Confira agora: Na guarda compartilhada o pai paga pensão? Confira

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here