Goji berry: conheça mais do fruto queridinho dos adeptos da alimentação funcional

Os benefícios são inúmeros, ajudando até na prevenção de doenças e emagrecimento

0
253
O goji berry é um fruto chinês pouco conhecido no Brasil, mas muito benéfico
O goji berry é um fruto chinês pouco conhecido no Brasil, mas muito benéfico (Imagem: Reprodução/Indiamart)

Um fruto de origem chinesa, pouco conhecido no Brasil, mas que faz um grande sucesso entre os adeptos da alimentação funcional. Trata-se do goji berry, uma fruta que, unida a uma dieta diária balanceada, tem a capacidade de prevenir diversas doenças, bem como ajudar no combate ao ganho de peso excessivo.

Na matéria abaixo, vamos nos aprofundar mais sobre o potencial que o goji berry tem de ajudar no dia a dia das pessoas. Confira!

Leia mais: Chá de hibisco: conheça os benefícios incríveis dessa bebida que te mantém hidratado neste calor

Benefícios do goji berry e seu aproveitamento dentro da alimentação funcional

Esse fruto é bom para várias coisas, desde o sistema imunológico até controle do intestino
Esse fruto é bom para várias coisas, desde o sistema imunológico até controle do intestino (Imagem: Reprodução/Freepik)

Fruto advindo da planta chamada Lycium barbarum, ele se origina das montanhas altas do Tibet. Destaca-se por ter altos teores de vitamina C, um nutriente que contribui para:

  • Melhorar todo sistema imunológico;
  • Melhorar o humor;
  • Evitar os problemas oftalmológicos;
  • Evitar derrames;
  • Auxiliar na perda de peso;
  • Equilibrar o colesterol;
  • Proteger o cérebro;
  • Proteger o coração.

Veja essa confirmação na pesquisa de Donno e demais parceiros sobre a ação do Goji Berry na saúde bem como em tratamentos de doenças:

“Estudos indicam os efeitos da fruta goji no envelhecimento, neuroproteção , bem-estar geral, fadiga / resistência, metabolismo / gasto de energia, controle da glicose em diabéticos e glaucoma, propriedades antioxidantes , imunomodulação, atividade antitumoral e citoproteção.”

Os benefícios destacados são:

Melhora do sistema imunológico

Quer ter proteção contra infecção? Consuma goji berry, pois pesquisas já apontaram que quem consome bebidas à base do fruto responde mais eficazmente à vacina para gripe depois de se exporem ao vírus. E segundo uma pesquisa sobre seus benéfícios, obeserve o que dizem Donno e seus colaboradores no artigo:

O fruto do Goji foi identificado como uma fonte rica de compostos antioxidantes, com propriedades promotoras da saúde comparáveis ​​a outras espécies de frutas comuns.

O fruto amplia as ações das células responsáveis pela ativação das unidades do sistema imune que fazem o combate de infecções. Assim, o sistema imunológico fica mais fortalecido.

Com a adição desse ingrediente na alimentação funcional a visão fica mais apurada

Esse frutinho se destaca ainda por conter carotenoides, grupo o qual pertence o betacaroteno, bem como a zeaxantina e a luteína. Essas substâncias previnem problemas de visão, como os que afetam a retina, entre outros.

Goji Barry
Esse fruto pode ser incorporado em bebidas refrescantes dentro da alimentação funcional (Imagem: Pixabay)

Goji berry previne o câncer

Por conta de seu alto poder antioxidante, o fruto impede que tumores apareçam, uma vez que os radicais livres – substâncias que provocam as mutações celulares – são promovidos. Ou seja, o consumo dessa fruta faz com o estresse oxidativo seja evitado.

Confira também: Teste rápido mais barato da COVID-19 tem patente apresentada pela UFMG

Controla o intestino

As fibras são super importantes para que o intestino funcione com mais facilidade e regularidade, e elas estão presentes em abundância no goji berry.

Ajuda na perda de peso

Quem está na luta contra a balança deve saber que esse fruto tem baixo índice glicêmico. Dessa forma, se a glicose não aumenta, o pâncreas não libera grandes quantidades de insulina na corrente sanguínea de uma vez.

Vale ressaltar que outra função do hormônio é o armazenamento de energia no organismo – inclusive como gordura.

Se quiser aproveitar todos os benefícios do goji berry, incorporando-o na dieta da alimentação funcional, deve investir no fruto desidratado. Assim, reduz-se o volume, recomendando o consumo de 4 colheres de chá por dia. Você terá uma dose de vitaminas e minerais diariamente sem esforço algum. Entretanto, lembre-se sempre de consultar seu médico antes de iniciar qualquer substância, mesmo que seja fitoterápica.

Fonte referenciada: Acesse aqui

Fruta do Goji ( Lycium spp.): Impressão digital do composto antioxidante e avaliação da bioatividade. <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1756464614001911>

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here