Qual o valor do décimo terceiro e quem tem direito à parcela? Confira aqui

0
285
qual o valor do décimo terceiro
Qual o valor do décimo terceiro e quem tem direito à parcela? Confira aqui (Imagem: Junior Silveira)

O final do ano chega com a expectativa de recebimento, pelos trabalhadores formais, do 13º salário. Mas qual o valor do décimo terceiro e quem tem direito a recebê-lo?

O décimo terceiro salário nada mais é que uma parcela extra que é paga anualmente aos trabalhadores e a alguns outros cidadãos. Assim, ele também pode ser chamado de abono natalino e auxilia de sobremaneira milhões de brasileiros.

Pago aos trabalhadores formais e aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a parcela varia de acordo com os valores recebidos pelo cidadão mensalmente. Além disso, respeita um caráter temporal. Então, continue lendo e veja, abaixo, quais são os requisitos e regras referentes ao valor do décimo terceiro salário.

Também leia: Quem pode sacar o FGTS? Entenda aqui sobre o assunto

qual o valor do décimo terceiro
Confira aqui como é feito o cálculo do 13º salário para beneficiários da Previdência e trabalhadores formais. (Imagem: Blog WinSocial)

Qual o valor do décimo terceiro?

O valor do 13º varia de acordo com a remuneração mensal do cidadão. Isso, pois, ele corresponde a uma parcela extra e, portanto, repete o valor recebido normalmente a cada mês pelo indivíduo.

Sendo assim, para beneficiários do INSS ele corresponderá ao valor recebido por eles para fins previdenciários. Em relação aos trabalhadores, também pode ser visto como um salário extra.

Entretanto, qual é o valor do décimo terceiro possui outra variante muito importante correspondente ao fator temporal que leva em consideração o tempo de vínculo de emprego ou de recebimento de benefícios da Previdência.

Décimo terceiro proporcional

Para cada mês trabalhado ou somado dentro de um ano na condição de segurado da previdência há a conquista de 1/12 do benefício. Assim, deve-se dividir o valor total do salário por 12 e, para cada mês transcorrido, somar-se uma parcela.

Dessa maneira, por exemplo, quem apenas foi contratado após o começo do ano não receberá um salário completo como valor do décimo terceiro, mas apenas a parcela proporcional. O mesmo ocorre em relação aos beneficiários da Previdência Social.

Assim, considere-se, por exemplo, trabalhador que foi contratado em março deste ano para receber um salário mínimo (R$ 1.045). Caso ele tenha trabalhado 15 dias no primeiro mês e continuado a prestação de serviços até o final do ano, terá direito ao recebimento de 10/12 como valor do décimo terceiro. Ou seja, R$ 870,83.

Décimo terceiro do INSS

O valor da parcela extra dos aposentados começou a ser paga ainda ao final do primeiro semestre. Isso decorreu da necessidade de adiantamento da parcela mediante a pandemia de Covid-19.

Quem foi aprovado na condição de beneficiário apenas após o pagamento do adiantamento deverá receber o valor do décimo terceiro proporcional até o final do ano.

Confira agora: Quais são os documentos para sacar o FGTS emergencial? Confira agora

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here