Descubra os benefícios da equoterapia: método de reabilitação que faz uso de cavalos

A terapia alia a presença dos cavalos e a natureza

0
134
equoterapia
Conheça a equoterapia, método de reabilitação que faz uso de cavalos (Imagem: COFFITO)

Cada vez mais são desenvolvidas novas terapias destinadas ao desenvolvimento e equilíbrio mental e motor. Além disso, algumas possuem natureza biopsicossocial e ajudam o paciente a interagir de melhor forma com outras pessoas e com o mundo ao seu redor. E é exatamente isso que a equoterapia propõe.

Ainda desconhecida de muitos, esse é um formato de terapia que faz uso de cavalos para realização de uma abordagem interdisciplinar com o paciente. Aliás, ela é reconhecida por lei como apta a auxiliar pessoas com deficiência de diversas formas.

Também, cabe destaque o fato de que a equoterapia não envolve apenas um tipo de profissional, sendo multidisciplinar. Abaixo, confira detalhes sobre esse tipo de terapia!

Também veja: O que é BPC do INSS? Conheça agora sobre esse auxílio

equoterapia
Equoterapia: conheça a terapia que faz uso de equitação e de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento do paciente! (Imagem: Jornal Cidade)

Equoterapia: multidisciplinariedade e efeito biopsicossocial

Embora somente seja prevista como terapia efetiva no auxílio ao desenvolvimento mental, intelectual e social de pessoas com deficientes em lei desde o ano passado, essa modalidade terapêutica já existe no Brasil desde 1989.

Sua longevidade, contudo, não se reflete na sua divulgação. Infelizmente, esse tipo de terapia ainda é desconhecido de muitos apesar das suas inúmeras vantagens.

Mas, afinal, como funciona a equoterapia?

Ela é a terapia que é praticada com o auxílio de cavalos. Assim, há o uso da equitação e do contato com a natureza para a busca do desenvolvimento motor e psíquico.

Além disso, essa modalidade terapêutica também demonstra sucesso ao melhorar a interação entre o paciente com animais e com outras pessoas.

Quais são as principais vantagens da terapia com equinos?

São diversas as vantagens oferecidas pela equoterapia. Confira algumas delas:

  • Estímulo à sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa;
  • Desenvolvimento da coordenação de movimentos dos membros superiores e inferiores;
  • Melhoria da postura e do equilíbrio;
  • Mobilização pélvica e das articulações do quadril;
  • Sociabilização e melhorias na interação com terceiros;

Além disso, ainda que a lei 13.830 reconheça a equoterapia como destinada à reabilitação e desenvolvimento de pessoas deficientes, não são apenas elas que podem fazer uso das vantagens.

Não raro, pacientes que sofreram algum tipo de acidente vascular, por exemplo, também são encaminhados para esse tipo de terapia. Outros pacientes que fazem uso dela são pessoas com problemas motores e com transtornos de atenção como o TDAH.

O que justifica o uso de cavalos na terapia?

Existem questões morfológicas e psicológicas que tornam os equinos excelentes companhias e instrumentos para a realização de terapia.

Por exemplo, o passo do cavalo possui movimento tridimensional, o que auxilia na movimentação e desenvolvimento da postura do paciente.

Quem são os profissionais que praticam a equoterapia?

Segundo a lei promulgada no ano passado, a equoterapia pode ser aplicada a partir de parecer favorável concedido por avaliação médica, psicológica e fisioterápica.

Igualmente, a legislação igualmente prevê que as sessões contem com as seguintes equipes:

  • De apoio: composta por médico e médico veterinária;
  • De atendimento: com psicólogo, fisioterapeuta e profissional da equitação. Essa, ainda, pode integrar outros profissionais como fonoaudiólogos, pedagogos e terapeutas ocupacionais. Isso, é claro, dependerá da necessidade do paciente.

Dessa maneira, a equoterapia traz diversos benefícios que podem ser aplicados pelo trabalho conjunto feito entre os profissionais em prol do bem estar do paciente! Ainda, ela deve ser disponibilizada pelo SUS ante seu reconhecimento por lei e a previsão constitucional de acesso à saúde.

Confira agora: Os benefícios da fitoterapia chinesa para a saúde em geral; conheça mais

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here