Importância da medicina veterinária na saúde animal; confira a opinião de um veterinário

0
119
Importância da medicina veterinária na saúde animal; confira a opinião de um veterinário Foto - Pixabay

A importância da Medicina Veterinária. Os Veterinários são profissionais aptos para proteger a saúde dos animais e desempenham papel importante na manutenção e prevenção de doenças dos pets em geral. Eles trabalham para atender às necessidades de saúde e bem-estar de todas as espécies de animais.

A Medicina Veterinária têm ainda, grande participação e papéis essenciais na proteção ambiental, pesquisa, segurança alimentar e saúde pública. Entretanto, algumas pessoas podem pensar nos veterinários apenas como os médicos que fazem exames anuais nos animais de estimação ou  cuidam deles quando estão doentes.

Ainda assim, esses profissionais da Medicina Veterinária, também atuam na vigilância sanitária e cumprem um papel crucial em muitos aspectos da saúde humana, desde garantir um suprimento seguro de alimentos até prevenir a propagação de doenças infecciosas.

A redação do SaúdeLab conversou com o Dr. Sandro Moíses de P. Lima, um Veterinário atuante em uma pet shop na cidade de Santa Cruz do Sul, distante 150 km de Porto Alegre.

Leia também: Vai adotar um gato? Saiba essas 6 coisas antes de adotar um feli

Os profissionais da Medicina Veterinária protegem animais e sociedade

As oportunidades de emprego para veterinários incluem áreas diversas, como prática clínica, ensino e pesquisa, medicina regulamentar, saúde pública e serviços uniformizados.

Por isso, a medicina veterinária ocupa um papel fundamental para a saúde e bem estar dos animais. O veterinário Sandro explicou o surgimento da medicina veterinária:

“Em primeiro lugar é importante mencionar que o que levou ao surgimento da medicina veterinária foi um animal doente. Iniciando-se com a atenção e tratamento a ser empregado aos cavalos dos combatentes da antiguidade, quando os mesmos manifestavam enfermidades”.

E consequentemente esses cuidados foram se estendendo conforme explicou o veterinário:

“Passando ao entendimento da utilidade dos animais aos seres humanos, seja como animal doméstico (de companhia, de lazer, de competição e de produção) ou como auxiliar a subsistência econômica e, porque não falar, como fornecedor de nutrientes pertinentes às necessidades alimentares dos indivíduos”.

O veterinário ainda ressalta a importância de sua profissão com a saúde humana:

“Dessa forma, acredito que o médico veterinário tenha um comprometimento não apenas com a saúde animal, mas também com a saúde humana”.

O dia do médico veterinário é comemorado anualmente dia 9 de setembro e é um momento para agradecer todo o trabalho e dedicação que esse profissional desempenha para a para a Medicina veterinária, tanto na saúde animal quanto na humana.

Leia agora: A Finlândia usa cães detectores para Covid-19; entenda

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagram, Twitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here