Moda na pandemia mudou a sua forma de consumo? Confira

0
150
moda
Moda: como a pandemia mudou a sua forma de consumo? Confira | Reprodução:

Com a chegada da pandemia, tudo mudou. A forma que pensamos, agimos, bem como consumimos produtos e serviços, tudo sofreu mudanças repentinas e, a moda está dentro dessas mudanças.

Com o home office instaurado nas empresas, a mudança  na moda das vestimentas também foram readequadas, sem perder a formalidade, no entanto, e a escolha das roupas se apresentam mais leves e descontraídas. O terno e o blazer foram deixados no armário, e deram espaço às peças menos informais.

Leia aqui: A importância dos cuidados com a beleza durante o tratamento de câncer? Saiba mais

Quais as principias mudanças que as marcas enfrentaram em relação às mudanças na moda?

Todo mundo precisou se reinventar ao longo da pandemia, e na moda, isso ficou ainda mais evidente.

moda
Estilo básico e confortável | Reprodução:

O que antes as marcas investiam em peças mais delicadas, com traços de moda contemporânea, agora estão buscando mesclar tendências com conforto e praticidade.

Ninguém está procurando por roupas que sejam desconfortáveis, com tecidos pesados e quentes. As pessoas primam pelo conforto, praticidade e, que sejam possíveis de trabalhar.

As pessoas estão mais conscientes para compras

De acordo com um estudo realizado pela Consumoteca, através do antropólogo e sócio Michel Alcoforado, essa situação de mudança no comportamento do consumidor está gerando impactos em diversos setores da vida, principalmente em relação ao desejo de compra. E é realizado uma análise completa em relação à necessidade da compra de um determinado produto/serviço.

O ramo das bebidas, de acordo com o Michel Alcoforado, cresceu bastante nesse período, já que não é mais necessário, provavelmente, esperar a sexta-feira para beber, uma vez que se trabalha de casa.

E o mercado da moda?

As aquisições roupas e itens pessoais, em relação as compras de antes, normalmente aconteciam devido à uma promoção, liquidação de coleções ou compra por uma necessidade exclusiva, seja para um evento no final de semana ou um compromisso profissional que exigia um dress-code, ou seja, um traje mais formal.

Com a ausência dessas necessidades, a moda está passando por um processo de descontextualização, pois, os eventos não estão ocorrendo com frequência, devido ao isolamento social. O mercado registrou que o consumo nesse segmento teve uma queda de 78%, quando comparado com os números do ano passado.

Como será o pós pandemia para o comércio de roupas e acessórios em geral?

Para as marcas que conseguiram entender a mudança na necessidade de consumo das pessoas, existe um novo mercado, e uma nova forma de se relacionar com seus consumidores.

A tendência nesse momento é que as pequenas marcas de moda sejam priorizadas, com o consumidor valorizando mais a produção local, mesmo que em um primeiro momento, possa significar um lucro menor, para os empresários.

moda
Moda casual e confortável durante a pandemia | Reprodução: Rawpixel

Mas com toda a crise gerada, o consumidor ficou muito mais consciente com os gastos e está se adequando ao novo cenário em relação ao trabalho e ao estilo de vestir. Além disso, as marcas nacionais precisam estar antenadas nas tendências que surgem através das redes sociais, principalmente aquelas advindas dos influenciadores.

O mundo da moda pós pandemia será muito diferente do que vivemos até pouco tempo atrás, e o ambiente virtual será a nova vitrine de tendências. E o que tem visto é uma busca de voltadas para a preservação do meio ambiente.

Nesse interim, os segmentos de produtos, principalmente os de moda, precisam se mostrar mais conscientes com questões ambientais também, pois, a uma preferência flagrante por artigos ecologicamente sustentáveis.

Assim, os investidores desse ramo agindo cada vez com mais transparência, os seus consumidor serão atraídos ele possa continuar se identificando e consumindo os produtos.

E para você, como será a moda pós pandemia?

Veja também: Carvão ativado: por que ele virou o queridinho dos tratamentos de beleza?

Gostou das dicas e quer aprender como fazer cosméticos naturais? Então acompanhe nossas redes sociais:  Facebook ,  Instagram ,  Twitter  e  Pinterest .

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here