Dieta saudável: conheça as 6 dicas incríveis para você conseguir consumir mais verduras e legumes no dia a dia

Consumir esses alimentos não precisa ser um sacrifício

0
98
Consumir mais verduras e legumes pode ajudar na boa manutenção do organismo
Consumir mais verduras e legumes pode ajudar na boa manutenção do organismo (Imagem: Reprodução/Freepik)

Todo mundo sabe que consumir mais verduras e legumes nas refeições do dia a dia contribui para se ter uma dieta saudável. Manter o corpo com vitaminas e nutrientes é essencial, mas nem sempre isso é possível, seja por conta da vida atribulada, horários desregulados ou por falta de vontade mesmo. Mas, o que fazer para mudar esse hábito?

Pensando nisso, o SaúdeLab vai compartilhar 6 dicas incríveis e simples ao mesmo tempo para que seja possível incorporar – até mesmo sem perceber – o que não se tem costume diariamente. Comer bem em termos de vitaminas e nutrientes vai ser mais fácil do que nunca! Veja só!

Leia mais: Chá de hibisco: conheça os benefícios incríveis dessa bebida que te mantém hidratado neste calor

6 dicas para consumir mais verduras e legumes em uma dieta saudável

Existem aqueles que não possuem tempo de preparar refeições balanceadas, existem aqueles que simplesmente não gostam de vegetais. Seja por qual motivo for, a necessidade de comer legumes e verduras vai desde a infância até a vida adulta. Veja só as dicas que preparamos.

Comer refeições preparadas em casa é sempre melhor do que alimentação de fast food
Comer refeições preparadas em casa é sempre melhor do que alimentação de fast food (Imagem: Reprodução/Freepik)

1.     Dê preferência por levar comida de casa para o trabalho

Quando estamos sobrecarregados no trabalho, é mais prático comprar fast food ou pedir o delivery de algo sem tantos nutrientes quanto necessário. Assim, uma boa opção é preparar sua refeição e levar de casa para o trabalho.

Armazene diferentes vegetais já lavados, bem como cortados em recipientes plásticos. Mas, leve o tempero em um recipiente separado e tempere na hora que for comer para que suas verduras não murchem.

2.     Tenha uma dieta saudável com legumes em forma de sucos

Que tal inovar na sua bebida e conseguir consumir mais verduras e legumes incorporando-os aos sucos? Use da imaginação para experimentar sabores diferenciados, por exemplo, cenoura, couve e laranja. Que tal ainda beterraba com laranja? Chuchu com maçã (que inclusive é uma ótima receita para regular a pressão arterial, sabia?).

Legumes e verduras podem ser incorporados em sucos de forma gostosa
Legumes e verduras podem ser incorporados em sucos de forma gostosa (Imagem: Reprodução/Freepik)

Opte por adoçantes naturais, caso você seja relutante pelo sabor natural. Incorporar esses alimentos dessa maneira parece um pequeno detalhe que não faz diferença, mas faz sim. Você estará consumindo vitaminas de forma gostosa, sem notar!

3.     Compre primeiro as hortaliças

Uma boa dica para se ter uma dieta saudável, levando para casa alimentos naturais é: quando estiver fazendo compras, vá primeiro ao setor de legumes e verduras. Mas, por qual motivo? Dessa forma, você comprará mais desses itens, antes de gastar todo o orçamento em supérfluos.

Confira também: Teste rápido mais barato da COVID-19 tem patente apresentada pela UFMG

4.     Metade vegetais, metade massa

Quem não gosta de uma massa? Esse prato é realmente uma delícia, entretanto, deve ser consumido em uma medida adequada para que faça bem para nosso organismo, assim como para a mente. E se adicionássemos legumes ao macarrão? Hum… Os orientais já fazem isso e você pode adaptar ao seu gosto.

Ao invés de preparar molhos hipercalóricos, substitua-os por vegetais, tais como tomate ou brócolis. E faça mais: cozinhe a metade da massa necessária para a receita, completando o restante com vegetais. Dessa maneira, irá consumir algo que deixará o paladar feliz de todas as maneiras.

5.     Cultive a própria horta

Fazer sua horta em casa é uma forma de manter uma dieta saudável
Fazer sua horta em casa é uma forma de manter uma dieta saudável (Imagem: Reprodução/Freepik)

Comer uma verdura natural, sem agrotóxicos é muito mais gostoso. Se você tiver espaço em seu quintal, pode plantar verduras e legumes, bem como consumi-los fresquinhos. Criando sua própria hortinha, você vai ter a garantia de:

  • Comer somente o que tiver plantado, não tendo dúvidas da procedência, ficando satisfeito com o sabor;
  • Sentir-se bem cuidando de algo, que é uma atividade de amor e criação.

6.     Consumir mais verduras e legumes fazendo smoothies

Mais uma opção para consumir mais vegetais e legumes sem perceber: tomando smoothies! O SaúdeLab tem algumas receitas deliciosas disponíveis, mas vai deixar mais uma incrível aqui para você experimentar.

Ingredientes:

  • 150 ml de água;
  • 1/4 de um pepino de tamanho médio;
  • 1 ramo médio de aipo;
  • 1 maço pequeno de espinafre;
  • 1/2 banana prata de tamanho grande;
  • 1 maçã verde.

Modo de preparar:

Primeiramente, coloque água no liquidificador junto com os ingredientes cortados em pedaços bem pequenos. Bata bem até formar uma espuma grossa. Acrescente gelo, assim como adoçante natural. Se preferir, decore com manjericão e framboesas!

E então? Viu como consumir mais verduras e legumes não é tão difícil assim? Seguir uma dieta saudável é plenamente possível! Basta usar os truques e dicas que demos para manter seu organismo sempre consumindo a quantidade de nutrientes necessários!

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here