Dia do Médico é comemorado hoje 18/10: a data se tornou ainda mais importante em tempos de pandemia

0
59
dia do médico
Dia do Médico é comemorado hoje 18/10: a data se tornou ainda mais importante em tempos de pandemia (Imagem: Blog iClinic)

O Dia do Médico é comemorado hoje, 18 de Outubro, no Brasil. A data é destinada à homenagear os profissionais que se dedicam à manutenção da saúde pública e privada, ou seja, os cuidados com toda a população. Suas tarefas, aliás, tornaram-se ainda mais importantes e dignas de honraria perante o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O trajeto na luta contra o Covid-19 está longe de acabar. Contudo, são esses profissionais, em conjunto com pesquisadores, enfermeiros e outros trabalhadores que atuam na área da saúde, que mantêm a esperança de superação desse momento.

Outro ponto importante é que a data comemorativa neste ano ganha um tom mais lúdico em relação à valorização da vida. Igualmente, o Dia do Médico com certeza relembra a importância dos profissionais e de atos de humanidade e, sobretudo, a preservação da saúde.

Também veja: Despesas de tratamento no SUS em outra cidade poderá ser custeado pelos cofres públicos; Entenda

dia do médico
Conheça mais sobre o dia em que se comemora essa profissão tão importante, principalmente em tempos de Covid-19! (Imagem: Freepik)

Dia do Médico: Conheça melhor a história dessa data comemorativa

A escolha de 18 de outubro para se comemorar o dia referente aos profissionais da medicina tem origem cristã. Isso, pois, hoje também se comemora o Dia de São Lucas, padroeiro dos médicos.

E esse santo não é padroeiro dos médicos à toa! Isso se deve ao fato de que ele, a figura cristã, também exerceu essa profissão durante a vida. Além disso, acredita-se que São Lucas também foi pintor, historiador e músico.

Outro ponto interessante relativo ao padroeiro do Dia do Médico é que ele foi um dos 04 apóstolos do Novo Testamento, destacando-se junto a Mateus e Marcos, outros santos cristãos.

Comemorações em meio à pandemia ressaltam a importância do humanismo aos médicos

São vários os motivos que fazem dessa profissão que hoje comemora o Dia do Médico tão importante. Isso é inegável. Porém, com o surgimento da pandemia que parou o mundo em 2020 eles passaram a ser vistos com ainda mais carinho.

Isso, pois, estão dentre os profissionais trabalhando na linha de frente na luta contra o Covid-19, o que sem sombras de dúvida é admirável.

Além do conhecimento técnico, ainda, é necessário humanismo para lidar com o dia a dia de centros de tratamento intensivo ou naqueles menos complexos. E foi exatamente isso, aliás, que ressaltou o médico mineiro Carlos Henrique Diniz de Miranda, da Santa Casa Belo Horizonte (MG).

O médico destaca que diferentemente do que muitos pensam, os profissionais da área não são frios, ressaltando a importância do Dia do Médico em 2020 para fins de reflexão e agradecimento.

Difícil não se emocionar a cada dia, de forma especial neste tempo de pandemia. Acho que este 18 de outubro precisa ser comemorado, pois estamos numa cruzada que é de todos, e ainda não terminou. Nosso sentimento deve ser de agradecimento a cada vida salva”.

Portanto, nosso sentimento nesse Dia do Médico deve ser de admiração aos serviços prestados à população. Igualmente, de agradecimento pela vida.

Confira agora: Covid-19 se tornou uma sindemia: como isso pode te afetar? Entenda

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here