Hoje é dia internacional da menopausa; saiba mais sobre o assunto

0
95
Menopausa: saiba prevenir sinais e sintomas nesse dia Mundial18/10 . Confira (Imagem: reprodução internet)

A menopausa com seus sinais e sintomas é caracteriza numa fase natural da saúde da mulher. E esta por sua vez, se dá a partir da última menstruação. Aliás, o dia 18 de Outubro é nomeado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com Instituições Internacionais para tratar mais a miúde do assunto.

É importante ressaltar que de acordo com os profissionais de saúde e estudos correlacionados, a menopausa pode acontecer por entre os 45 até 55 anos de idade e, ela vem acompanhada de vários sinais e sintomas, que aliás, são muito desconfortáveis.

Leia também: Você sabia que sentir dor ao urinar e no ato sexual pode ser menopausa? Entenda

Então, saiba agora alguns daqueles distúrbios mais frequentes bem como os que mais incomodam e assim, conheça os tratamentos possíveis para tornar o período da menopausa o menos desconfortável possível.

menopausa
Menopausa: saiba prevenir sinais e sintomas nesse dia Mundial18/10 . Confira (imagem: reprodução internet

Entendendo o que acontece na menopausa

O período a que dá início aos primeiros sintomas da menopausa é chamado de climatério (fase crítica) e estatisticamente, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em torno de 18 milhões do público feminino estão enfrentando essa fase.

Os desconfortos sentidos pelas mulheres são causados pela diminuição dos hormônios femininos e os sinais e sintomas têm semelhança com àqueles da Tensão Pré-menstrual, porém, um pouco mais intensos.

Assim, sentir-se nervosa, angustiada ou até mesmo deprimida bem como outras alterações físicas e/ou emocionais, podem ficar evidentes.

Nesse momento, é de suma importância buscar atendimento profissional de saúde para  definir as condutas de tratamento e acompanhamento da menopausa.

Confira: Plantas dentro de casa e seus benefícios para a saúde; entenda

Detalhando os sinais e sintomas da menopausa

Alguns dos sinais e sintomas que mais transtornam as mulheres na menopausa são: calor extremo, pouca concentração, mal estar geral, retenção de líquidos; secura vaginal, taquicardia, dor e desconforto nas relações sexuais e estes podem variar em cada pessoa.

 menopausa
Menopausa: saiba prevenir sinais e sintomas nesse dia Mundial18/10 . Confira (Imagem: Decon SP)

Mas saiba, contudo, que há tratamentos e terapias eficazes para ajudar a enfrentar os desafios da menopausa, proporcionando às mulheres alívio, bem estar e sobretudo sintomas mais controlados.

Tratamentos e terapias possíveis

Na menopausa acontece distúrbios emocionais e físicos ocasionados pelo descontrole hormonal feminino. Ou seja, o organismo que antes produzia vários hormônios, como o estrogênio, por exemplo, agora não produz mais.

De antemão, saiba que existem tratamentos de reposição hormonal, terapias holísticas, exercícios físicos e alguns alimentos, que aliados irão corroborar com a melhora significativa dos transtornos advindos da menopausa.

Veja também: Saiba quais são as terapias holísticas gratuitas disponibilizadas no SUS

As terapias mais usadas para aliviar tensão na menopausa

Vale dizer, entretanto, sempre se deve escolher a terapia holística de acordo com o seu gosto pessoal e aquela que proporciona maior conforto. Dentre elas a Yoga, Acupuntura, Shiatsu, Fitoterapia e várias outras podem ser opção para tratar as questões da menopausa.

Alimentação na menopausa

A propósito, escolha uma alimentação saudável e balanceada para ser consumida todos os dias. Ademais, escolha alimentos proteicos, com menos calorias e mais vitaminas.

Portanto, procure ingerir folhas verde-escuro, os alimentos ricos em ômega 3, como peixe, além de sementes de chia e frutos secos.

alimentação na menopausa
Menopausa: saiba prevenir sinais e sintomas nesse dia Mundial18/10 . Confira (imagem: reprodução da internet)

Na sequência, inclua os alimentos ricos em cálcio, tais como leite e derivados, ovos (2 a 3 por semana) todos estes somados aos cereais, tais como, arroz, batata, massa integral.

Assim, adotando esse conjunto de medidas e hábitos cada vez mais saudáveis, a saúde poderá equilibrar-se. Além do mais, há outro ganho muito importante na prevenção de doenças como osteoporose, por exemplo, que é muito comum nessa fase da vida.

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter e Pinterest

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here