Plantas dentro de casa e seus benefícios para a saúde; entenda

0
111
plantas dentro de casa
Plantas dentro de casa e seus benefícios para a saúde; entenda Foto - Pixabay

Plantas dentro de casa não só ajudam a deixar o lugar bonito, mas podem agregar bem estar, melhorar o oxigênio e a umidade do ar, entre outros benefícios para aqueles que ali residem..

Os benefícios, certamente, são para o nosso corpo e mente, pois contribuem na qualidade de vida. Eles nos ajudam com o aroma espalhado no ar, a beleza e a leveza que podem trazer ao ambiente, o quede fato interfere diretamente no humor e estresse, por exemplo. Confira quais vantagens de cultivar algumas plantas dentro de casa aqui no SaúdeLab.

Leia também: Alterações no meio ambiente provocam impactos na saúde humana, segundo pesquisa

Por que ter plantas dentro casa?

Plantas dentro de casa
Plantas dentro de casa e seus benefícios para a saúde; entenda Foto – Pixabay

Elas nos trazem positividade e melhoram nosso humor. É que as flores e plantas que usamos para decorar nossas casas não são apenas adornos ou enfeites.

Os benefícios que trazem são essenciais para a nossa saúde e para influenciar positivamente na saúde mental e física em geral, além de manter uma qualidade de vida mais simples e em contato com a natureza.

Sendo assim, as suas propriedades físicas e químicas trazem muitas vantagens, entre elas renovam a qualidade do ar.

Por meio do processo realizado por usinas de filtragem de ar, denominado fotossíntese, o dióxido de carbono é absorvido e transformado em oxigênio que é expelido de volta para o exterior, renovando assim a qualidade do ar.

Leia tambémOs benefícios da fitoterapia chinesa para a saúde em geral; conheça mais

Benefícios das plantas dentro de casa

Confira algumas sugestões de plantas para ter em casa:

Lavanda

É relaxante, por isso tem um impacto positivo no humor, nos níveis de estresse e nos problemas de ansiedade das pessoas, além de ser útil para acalmar as crianças. Alguns atribuem isso à capacidade de resolver problemas de insônia.

Hera

Com essa planta em casa você terá um filtro de ar natural. Ela é extremamente fácil de cuidar e adaptável na hora de usar como enfeite ou no jardim se tiver uma.

Cacto

É difícil encontrar hoje alguém que não conheça os benefícios do cacto. Principalmente, por sua capacidade de absorver poluição eletromagnética.

Ou seja, é ideal para ter no trabalho, mas também em casa ou naquele canto da cozinha.

Aliás, para as pessoas que tem a vida mais corrida, mas não querem abrir mão de usufruir das plantas dentro de casa, pouco cuidado ele que requer. Na verdade, você só precisa ter como alvo dois pontos de atenção: sol direto e pouca água. A água é a chave, não regue demais. Na verdade, no inverno basta regá-la uma vez por mês e duas vezes se for verão.

Babosa

Plantas dentro de casa
Plantas dentro de casa e seus benefícios para a saúde; entenda Foto – Pixabay

A babosa tornou-se moda por suas propriedades hidratantes, regeneradoras e curativas, especialmente quando se trata de remediar a devastação do sol no verão.

No entanto, aloe vera é muito mais do que isso. Também melhora a qualidade do sono em geral e ajuda a reduzir a insônia em particular. Isso se deve ao seu alto teor de oxigênio que a torna um medicamento natural essencial. Para cuidar, basta regá-la 2 vezes ao mês.

Dessa forma, Aloe vera tem propriedades curativas. É recomendado para tratar desde irritações da pele até problemas digestivos. Pode ser utilizado de diversas formas, seja aplicando seu gel diretamente na pele, em smoothies ou mesmo em sabonetes. É um poderoso antioxidante.

Lírio da paz

É uma bela planta que pode melhorar a qualidade do ar interno em até 60%. Ajuda a reduzir os níveis de esporos de fungos que crescem em casa, absorvendo-os através das folhas e enviando-os para as raízes que os utilizam como alimento. Ele também é eficaz na absorção de vapores nocivos de álcool e acetona.

Portanto, essas são apenas algumas das plantas dentro de casa. E um último detalhe a considerar é que as plantas são seres vivos e merecem atenção, carinho e um mínimo de cuidado. Que tal incluí-las em seu lar e curtir um pouco mais a natureza?

Leia agora: 3 dicas de terapias alternativas para a saúde da mulher

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagram, Twitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here