Alimentação intuitiva: saiba como se livrar de vez das dietas

Quem não sonha em viver sem ter que ficar se sacrificando em dietas sem resultado?

0
206
Alimentação intuitiva não restringe como as dietas convencionais
Alimentação intuitiva não restringe como as dietas convencionais (Imagem: Reprodução/Freepik)

Alimentação intuitiva nada mais é do que o contrário da dieta: não existem regras quanto ao que comer e quando se pode comer. Ao invés disso, a pessoa aprende a se alimentar de uma maneira natural, tornando-se até em um especialista no ato de “ouvir” sua fome. Ser mais magro, consumir mais alimentos saudáveis, não precisa ser um grande sacrifício.

Usando a intuição, é possível deixar de lado essa questão das comidas serem rotuladas como “bobagens”. Nada de “isso é ruim”, “isso é bom”, ou até mesmo “isso pode”, “isso não pode”. A obrigação de começar uma dieta nova na segunda-feira também passa a ser esquecida, uma vez que não se pode viver em função de regimes.

Leia mais: Chá de hibisco: conheça os benefícios incríveis dessa bebida que te mantém hidratado neste calor

Na matéria abaixo, o SaúdeLab preparou um apanhado de detalhes acerca desse tipo de alimentação. Assim, você poderá aprender a respeitar o apetite, entendendo o que é fome biológica. Veja só!

Entender a si mesmo e a comida é um passo muito importante
Entender a si mesmo e a comida é um passo muito importante (Imagem: Reprodução/Freepik)

O que é uma alimentação intuitiva?

Intuitive Eating, comer intuitivamente ou alimentação intuitiva é uma metodologia que te ensina a como comer de maneira natural. Como citamos, a pessoa acaba se tornando especialista em entender e saber ouvir a fome biológica. Dessa forma, é possível desfrutar mais das comidas sem culpa nenhuma e, quando satisfeito, parar e não comer em excesso.

À princípio pode parecer um pouco estranho, mas restrições e regras abusivas nem sempre garantem resultados satisfatórios. Afinal, quantas histórias você já ouviu sobre dietas que não dão certo? Comendo intuitivamente tudo o que foi perdido em termos de peso é mantido ao longo do tempo. E o melhor: não se fica estressado, ansioso, nem nervoso por não poder comer o que se gosta.

Assim, confira também: Dieta saudável: conheça as 6 dicas incríveis para você conseguir consumir mais verduras e legumes no dia a dia

Comer bem não precisa ser um ato vergonhoso se está com fome
Comer bem não precisa ser um ato vergonhoso se está com fome (Imagem: Reprodução/Freepik)

Os 10 princípios básicos do método

Nesse método de alimentação, existem 10 princípios. Estes precisam ser seguidos ao longo da reeducação da forma de comer intuitiva. Veja quais são:

  1. Abolir a pressão da dieta – Você deve ignorar tudo o que der falsas esperanças, tal como emagrecimento rápido e fácil, etc.
  2. Honrar o apetite – É preciso manter o corpo sempre nutrido com a quantidade de energia adequada, advinda das fontes alimentares mais saudáveis.
  3. Não ficar ressentido com a comida – Permita-se comer. Sentimentos de privação trazem depressão e acarretam outros distúrbios, por exemplo, a compulsão.
  4. Combater o “policiamento” da comida – Aquela voz destrutiva da autoestima deve ser extinta. Não deixe nada disso no seu subconsciente.
  5. Sentir a saciedade – Na alimentação intuitiva, aprender a ouvir seus sinais de ordem biológica, que avisam da saciedade, é essencial.
  6. Descobrir o fator de satisfação – Nesse método você deve redescobrir a satisfação e o prazer que se tem no ato da alimentação.
  7. Lidar com emoções não recusando comida – É necessário que se encontre formas de cura das questões emocionais sem utilizar os alimentos como válvula de escape.
  8. Respeitar o corpo – Aprender a se respeitar, respeitar seu corpo como você é verdadeiramente, te fará viver em paz consigo mesmo.
  9. Movimentar-se agradavelmente – Ao invés de enxergar os exercícios como uma forma de só queimar calorias, enxergue-os como benefício para um corpo saudável.
  10. Honrar a saúde com conhecimentos em nutrição – Aprender que não existe uma alimentação tão perfeita em 100% do tempo te fará comer com mais liberdade e prazer.

Viu como uma alimentação intuitiva pode ser o começo da sua revolução pessoal? Pois, acabe com dramas, com proibições! Dessa forma, terá uma boa imagem da comida e de si mesmo sempre!

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here