Receita light: descubra os tipos de queijo mais saudáveis e como fazer em casa

Para cada tipo de dieta existe um queijo diferente que beneficiará o organismo

0
195
Queijos diversos
Receita light: descubra os tipos de queijo mais saudáveis e como fazer em casa (Imagem: Pxhere)

Quem não ama um queijinho, e ainda mais, um queijo light, fresco, preparado em casa com todos os requisitos de procedência? O SaúdeLab sabe que este alimento é parte frequente de muitas dietas para perda de peso, portanto, resolveu trazer mais informações sobre suas versões mais magras, bem como com uma quantidade menor de calorias e gorduras, ótimas para usar naquela receita light.

Descubra na matéria que segue abaixo, quais são os melhores queijos, mais nutritivos e saudáveis. Assim, você poderá consumi-los despreocupadamente e ter uma alimentação funcional e realmente saudável.

Leia mais: Chá de hibisco: conheça os benefícios incríveis dessa bebida que te mantém hidratado neste calor

As 5 variações do queijo light que contribuem para a perda de peso saudável

Receita de queijo light
Uma dieta com queijo light pode contribuir para a saúde (Imagem: Pxhere)
  1. Ricota – Este não é especificamente um tipo de queijo, mas é utilizado como tal. A ricota possui teores baixos de colesterol e gordura, sendo uma ótima opção para as dietas mais equilibradas.
  2. Queijo cottage – Este é o queijo light mais light que existe, pois contém o menor teor em colesterol e gordura. Além disso, é fonte de proteínas e cálcio, que são extraídos do soro de leite. É recomendado para uso em patês, acompanhamento de geleias e frutas, uma vez que apresenta textura suave e cremosa.
  3. Queijo minas – Tem a textura suave, porém, a consistência mole. Esse queijo tem um teor maior de colesterol e gordura, mas tem sua versão mais “tranquila” e saudável de ser consumida.
  4. Mussarela de búfala – Se produz pelo leite da búfala, sendo este um queijo perfeito para se incrementar uma alimentação funcional e saudável. Ele é extremamente proteico, é rico em cálcio, bem como não possui tanto colesterol nem gordura saturada. Tem a textura elástica e fibrosa, combinando bem com petiscos, saladas e sanduíches.
  5. Requeijão – Quem busca por um incremento para a torrada ou pão, o requeijão é ideal. Entre os queijos apresentados, possui um teor gorduroso maior, mas é também uma ótima para dietas em geral, assim como as de emagrecimento.

Receita light de queijo caseiro

Ingredientes:

  • 1 l de leite de saquinho integral;
  • 4 colheres de sopa de vinagre;
  • 1 pitadinha de sal.

Modo de preparar:

Assim, confira também: Dieta saudável: conheça as 6 dicas incríveis para você conseguir consumir mais verduras e legumes no dia a dia

Para fazer sua receita light de queijo, deixe o leite ferver para, em seguida, adicionar o sal e o vinagre. Aguarde uns 5 minutinhos para que o leite talhe por completo. Depois, você deve coar essa mistura em um paninho fino, de forma que o soro fique separado.

Um pedacinho de queijo vai bem em qualquer ocasião
Um pedacinho de queijo vai bem em qualquer ocasião (Imagem: Reprodução/Queijos no Brasil)

Coloque a massa em um recipiente ou pote que preferir, mas desde que o queijo fique compacto. Leve para a geladeira até que resfrie e endureça um pouco.

O queijo light é uma delícia e, além disso, auxilia na alimentação funcional. Mas fique atento, pois mesmo assim deve ser consumido com alguma cautela. A receita light que te mostramos é simples, saborosa e saudável, contudo, tudo em exagero pode prejudicar de alguma forma. Preste sempre atenção ao equilíbrio!

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here